Pesquisar
Close this search box.

Omar se empolga com CPI

O senador Omar Aziz (PSD) anda empolgado com a própria atuação na Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, que ele preside no Senado. Está consciente de que abriu uma briga irreversível com os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas tem experimentado uma sensação que não experimentava há anos. É cumprimentado nos aeroportos, recebe telefonemas de políticos de várias legendas todos os dias, bem como de empresários, profissionais liberais e outras lideranças políticas. E tem ocupado enorme espaço no noticiário nacional, especialmente nos maiores veículos de comunicação. Ele entende que isso deve catapultar sua candidatura à reeleição em 2022, quando enfrentará provavelmente o bolsonarista Coronel Menezes (Patriota) e o tucano Arthur Virgílio Neto (PSDB). “Hoje eu faço o contraponto do presidente da República e isso está sendo muito bom para o meu mandato”, disse ele à coluna, sem esconder que está alinhado agora na oposição de Bolsonaro.

NOVO SECRETÁRIO

Anoar Samad
Foto: Diego Peres/Secom

O médico urologista Anoar Abdul Samad foi anunciado pelo governador Wilson Lima (PSC) ontem como novo secretário estadual de Saúde. “Ele aceitou o convite para fazer parte da nossa equipe para que a gente possa continuar avançando nas estratégias na área da saúde”, disse o chefe do Executivo. É o quinto titular da pasta da atual administração.

AVANÇANDO

Pelo menos 13 municípios do interior do Amazonas já estão vacinando a população com 18 anos de idade ou mais. Até o momento, já estão nesta fase da campanha de imunização os municípios de Barreirinha (21.261), Benjamin Constant (29.940), Boa Vista do Ramos (9.236), Careiro (14.899), Coari (24.533), Lábrea (21.140), Maués (32.192), Manicoré (28.492), Nhamundá (11.056),  Rio Preto da Eva (8.682), São Gabriel da Cachoeira (27.655), Silves (7.965) e Tabatinga (28.783).

MAS JÁ?

Criminosos já realizam golpes on-line através de aplicativos de mensagens, usando o Pix como ferramenta para enganar as pessoas. O titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos, delegado Heron Ferreira, relata que os golpistas tentam se passar por comerciantes e enviam mensagens de pagamento falso, desviando o dinheiro da vítima para a sua conta bancária.

BERLINDA

Na pauta do Trubunal de Contas de hoje constam cinco prestações de contas, entre elas estão a do prefeito de Barcelos, Edson de Paula Rodrigues Mendes, do exercício de 2017 e a da atual prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes Miranda, referente ao exercício financeiro de 2018 da Câmara Municipal daquele município.

KIT INTUBAÇÃO

O Governo do Amazonas reforçou o estoque dos medicamentos que compõem o kit intubação, com garantia mínima de três meses de abastecimento, na Central de Medicamentos do Amazonas da Secretaria de Estado de Saúde. A estimativa leva em conta um possível cenário de alta demanda na pandemia da Covid-19 no estado, semelhante à segunda alça epidêmica registrada em janeiro e fevereiro deste ano.

DESAFIO

bioeconomia
Foto: Divulgação

Como forma de estimular o desenvolvimento de projetos inovadores de cunho sustentável com foco na região amazônica, foi lançado o “Trillion Trees: Desafio da Bioeconomia Amazônica”, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial – com parceria da plataforma de financiamento coletivo “UpLink” – em apoio ao programa Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. O objetivo do desafio é, de forma geral, restaurar a biodiversidade e as funções do ecossistema florestal da Amazônia, com reflexos socioeconômicos positivos para a sociedade local.

NOVIDADE

A primeira grande área vertical de contemplação do rio Negro, entretenimento, lazer e negócios, o futuro edifício Mirante da Ilha, contará com painéis gigantes de grafite. A edificação fica na rua Bernardo Ramos com a avenida 7 de Setembro, Centro, na ilha de São Vicente, e será completamente revitalizada e terá reconversão de uso pelo poder municipal. O imóvel fará parte do parque Mirante da Ilha, um dos projetos do amplo programa “Nosso Centro”.

NOVO HORÁRIO

Os espaços culturais abertos para visitação, administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como o Teatro Amazonas, os palácios Rio Negro e da Justiça, e o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, abrirão das 9h às 17h a partir da próxima quinta-feira (1). As galerias do Largo e da Casa das Artes permanecem com o horário das 15h às 20h.

FRASES

vacinação

“Reafirmo o nosso compromisso com a transparência, de fazer todas as ações do Governo pautadas dentro da legalidade .” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, em lançamento de projeto de prevenção à corrupção

“A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos” Arthur Xexéo, jornalista carioca, morto no último domingo

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar