Pesquisar
Close this search box.

Omar mostra que comanda o jogo

O governador Omar Aziz usou o “Encontro com Prefeitos”, organizado pelo governo federal em Manaus, na última quinta-feira, para deixar bem claro que o comando do processo sucessório é dele. Ao repreender a manifestação efusiva de funcionários do Estado, diante da citação do nome do vice-governador José Melo, ele mandou um claro recado a todos os postulantes à sucessão que orbitam em sua volta: ninguém vai usar eventos do governo para se promover e a decisão sobre apoios será tomada no tempo certo. Não por acaso, estavam na sala os quatro candidatos que podem contar com ele no palanque: Eduardo Braga, o próprio Melo, Rebecca Garcia e Hissa Abrahão, este representando o prefeito Arthur Neto. Deixar de reconhecer a liderança de quem maneja o timão do governo é um erro crasso para quem se imagina sentado na cadeira dele em 2015.

INCÔMODO

O senador Eduardo Braga é do tipo que não sabe esconder seu estado de espírito. Ele tem se mostrado bastante incomodado nos últimos dias com a movimentação do vice-governador José Melo. No primeiro encontro entre os dois depois que este último declarou sua intenção de disputar o governo, mal se falaram e havia um clima de tensão no ar. De cara fechada, Braga evitou até tecer comentários sobre o momento político.

ENTROSADOS

Os três senadores do Amazonas estão muito entrosados. Foi isso que se percebeu nos últimos dias em Manaus. Braga, Vanessa Grazziotin e Alfredo Nascimento não se desgrudaram durante todos os eventos com a ministra Ideli Salvatti. O clima entre os três era de cumplicidade, o que chamou a atenção de todos os que encontraram o trio.

IMPIEDOSO

O deputado Tony Medeiros não teve dó em piedade do vereador Massami Miki, que está internado depois de uma cirurgia para a retirada da vesícula. Aproveitando a imobilidade do correligionário, foi a Recife, conversou com a direção nacional do PSL, fez a caveira do presidente e conseguiu, numa articulação com o vice-governador José Melo, tomar a direção regional da legenda.

DOIS SENHORES

Aliás, Tony parece ter acertado com o irmão, Messias, ex-vice-prefeito de Parintins, um esquema para que cada um deles ficasse de um lado na disputa pelo governo. Enquanto o deputado “encosta” em José Melo, o outro filiou-se ao PMDB e “colou” em Eduardo Braga. Falta agora saber o que acontece se surgir uma terceira candidatura.

MARCHA A RÉ

O deputado Sabino Castelo Branco (PTB) parece ter desistido de disputar eleição para a Assembleia Legislativa, como chegou a cogitar dois meses atrás. Tanto que sua ex-esposa, a deputada Vera Castelo Branco, permaneceu na legenda. Ao que tudo indica, ele disputará mesmo a reeleição para a Câmara Federal, apesar de não estar muito bem nas pesquisas.

O FATOR

O ouvidor da Câmara Municipal de Manaus, Hiram Nicolau (PSD), entende que é necessário um fator determinante para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, voltada a investigar supostas irregularidades nos aluguéis de prédios onde funcionam escolas municipais. Para ele, somente indícios de uma declaração que foi refeita não são suficientes para comprometer todo o trabalho da Câmara com a instalação de uma CPI.

VEM DE TRÁS

Já o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Professor Samuel (PPS), diz que o problema nos aluguéis de prédios para o funcionamento de salas de aula vem de administrações anteriores e não é possível sanar essa deficiência em menos de um ano de gestão. “Sabemos que hoje a Secretaria Municipal de Educação aluga cerca de 150 prédios onde funcionam escolas do município e que o custo é alto. Porém, o prefeito Arthur Neto já se comprometeu em acabar com este vício que é uma herança das gestões anteriores, mas nada é feito em um ‘estalar de dedos’. Essa questão será tratada de forma gradativa”, afirmou.

E AGORA?

O deputado Luiz Castro cogita não disputar a reeleição, depois que o Tribunal Superior Eleitoral negou o registro do partido Rede Sustentabilidade. Desconfortável no PPS, ele apostou todas as fichas na nova legenda, para onde pretendia se mudar. Agora, vai mergulhar nas bases para tomar a decisão.

MULTAS

Enquanto o Manauara reabriu adequando-se à Lei do Fracionamento, outros dois centros de compras de Manaus, o Amazonas Shopping e o Milleniun, receberam novas multas na sexta-feira por cobrança abusiva. Pelo visto, a fiscalização não dará trégua para quem não se adequar. E o valor das penalidades tende a crescer em ritmo geométrico. A ordem é fazer a lei pegar.

O PERIGO DA REDE

Veja como é perigoso, para quem comete um crime, usar as redes sociais. Depois de roubar, em um condomínio fechado de alto padrão, uma cadela de raça avaliada em cerca de R$ 2 mil, uma mulher postou foto com a nova “aquisição”. O gerente da administração navegava pelos perfis dos condôminos quando se deparou com a imagem. Imediatamente comunicou ao dono do animal, que armou uma emboscada para a ladra, com a ajuda da Polícia. Ela só não foi presa porque a vítima, temendo exposição maior ainda, recusou-se a prestar queixa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar