Pesquisar
Close this search box.

Omar inaugura última fase do Ronda

Em solenidade ocorrida no Comando de Policiamento de Área, da zona Sul de Manaus (CPA-Sul), na rua Felismino Soares, no bairro Colônia Oliveira Machado, o governador Omar Aziz (PSD), em companhia da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, políticos e outras autoridades, inaugurou a última etapa do programa “Ronda no Bairro”, considerado um sucesso em termos de segurança.
Esse modelo de policiamento já foi implantado nas outras cinco zonas da capital e hoje o programa passa a reforçar o policiamento e o número de viaturas na zona Sul beneficiando cerca de 290 mil moradores da região, composta de 18 bairros. “A Zona Sul de Manaus é a última região da cidade a receber o programa que começou a ser implantado em fevereiro deste ano”, observou o governador Omar Aziz.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), com a implantação da última fase do programa “Ronda no Bairro” nesta quarta-feira (26), o grau de segurança na cidade de Manaus aumenta consideravelmente, com patrulhamento ostensivo em 100% das zonas da capital. “Esse é um programa que aproxima a população da polícia e faz com que haja uma medida preventiva para que não ocorra problemas no sistema de segurança”, destacou Nicolau.
Segundo Nicolau, esse é um programa que está dando certo e, agora, o desafio é levá-lo para o interior para dar a garantia de segurança que havia em anos anteriores. “No interior a meta é conter a onda de violência que vem ocorrendo continuamente e, com isso, preparar o Amazonas para que tenha um sistema de segurança de qualidade. Com a conclusão do programa o governo consolida uma segurança eficiente e de qualidade para a população amazonense”, observou Nicolau.
Segundo Omar Aziz, com a implantação em todas as zonas da capital, o programa “Ronda no Bairro” vai para o interior, mas será necessário um novo concurso público, que deve ocorrer em 2013, afirmando que para implantar o programa na capital e garantir a cobertura policial, o governo contratou por concurso público 2.500 policiais militares e 1.100 policiais civis.
Omar informou ainda que o investimento no “Ronda no Bairro” já é o maior da história da Segurança Pública no Estado. Todo o orçamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) em 2012 soma mais de R$ 1 bilhão, contra R$ 692,8 milhões no ano anterior.

Atuação do Ronda no Bairro na zona Sul

A zona sul de Manaus foi dividida em 39 setores, cada um com aproximadamente 3 quilômetros quadrados, para o policiamento ostensivo em 18 bairros (Centro, Cachoeirinha, Praça 14 de Janeiro, São Francisco, Colônia Oliveira Machado, Educandos, Santa Luzia, Morro da Liberdade, Japiim, Petrópolis, Raiz, Betânia, Crespo, São Lázaro, Vila Buriti, Presidente Vargas, Nossa Senhora Aparecida e parte do Distrito Industrial I).
O número de viaturas passa de 41 para 185, sendo 88 veículos e 97 motocicletas distribuídas entre as polícias Civil e Militar. Cada setor terá equipe exclusiva de 18 policiais militares, durante 24 horas, uma viatura quatro rodas e duas motocicletas.
O governador concluiu fazendo uma explanação sobre as realizações de seu governo e as projeções para o ano que vem.
Presentes à solenidade estiveram: o secretário de Segurança, Coronel Vital; o comandante da Policia Militar, Almir Davi; o vice-governador José Melo (PMDB); o presidente da Aleam, deputado Ricardo Nicolau (PSD); o arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira; a secretária de Governo, Rebecca Garcia (PP); os deputados Adjuto Afonso (PP), Conceição Sampaio (PP), Chico Preto (PSD), David Almeida (PSD), Sidney Leite (DEM) e Abdala Fraxe (PTN).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar