Omar, Braga e Amazonino se aproximam

Circula nos meios políticos desde antes do feriado da Semana da Pátria que o governador Omar Aziz voltou a se aproximar do senador Eduardo Braga. De fato, os dois têm conversado bastante nos últimos dias, depois de uma cuidadosa e eficiente intermediação feita pelo ex-governador Amazonino Mendes. Os três tiveram longos encontros pelo menos três vezes nos últimos 30 dias e a conversa evoluiu para uma aliança que os uniria em uma mesma chapa no ano que vem. Ontem, o vice-governador José Melo resolveu reagir e foi a uma rádio local conceder uma entrevista em que falou pela primeira vez abertamente sobre sua intenção de concorrer com Braga no ano que vem, assim como acenou com a possibilidade concreta de se filiar ao PSC, o que significaria uma manobra estratégica no sentido de emparedar Omar. Na semana anterior o prefeito Arthur Neto, outro que gravitava em torno do governador, também fez aparição pública ao lado da deputada Rebecca Garcia, outra pré-candidata. Será também uma reação à aproximação dos três caciques.

CAMAROTE

De volta de breve viagem de descanso, o vice-prefeito Hissa Abrahão chegou a Manaus ontem, ouviu as novidades e soltou um largo sorriso. Ele, que tem amizade com Amazonino, atribuiu ao velho cacique a embaralhada nas cartas. “É a cara dele”, disparou. E completou dizendo que vai permanecer em seu camarote vendo as movimentações.

PARTIDOS

Há uma frenética movimentação de partidos nanicos em torno de políticos insatisfeitos em suas legendas, às vésperas do prazo final de filiação com vistas à eleição estadual. Os alvos principais são o vice-governador José Melo, o deputado federal Henrique Oliveira e os deputados estaduais Vera Castelo Branco e Luiz Castro.

DE VOLTA

A assessoria de imprensa da Associação Comercial do Amazonas voltou a atuar, depois de longa inatividade. No final de semana ela anunciou convênio com o Sebrae para promover mais um curso de capacitação profissional – “Como Vender Mais e Melhor”, em dois módulos até o dia 18, direcionado a coordenadores, supervisores ou gerentes de vendas, sem ônus para empresas associadas.

PLACAS

A assessoria também anunciou acordo com o Implurb para auxiliar na normatização das placas de publicidade nas fachadas dos estabelecimentos. Para os empresários do comércio, um problema antigo que precisava ser tratado com diálogo, uma vez que o prazo dos notificados era de até 48 horas e causava muito transtorno.

SILVINITA

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado vai debater hoje o potencial do Amazonas para a exploração de silvinita (rocha de onde é extraído o potássio). Apesar da grande reserva no Estado, calcula-se que é a segunda maior do mundo, o Brasil importa 92% do minério que é utilizado na fabricação de fertilizantes agrícolas.

POTENCIAL

Apenas uma mina em Sergipe explora o minério em escala comercial, mas que está chegando à exaustão nos próximos anos. Por outro lado, a Petrobras descobriu na década de 80 três reservas nos municípios amazonenses de Nova Olinda, Itacoatiara e Autazes. Diante dessa perspectiva econômica do Amazonas, a audiência terá a presença de várias lideranças políticas do Estado e representantes do DNPM, da CPRM e da empresa Potássio BR.

BACANA

Veja que interessante: como parte das atividades do 5º Festival Amazonas de Dança, a Secretaria de Estado de Cultura, realizou, ontem, uma oficina de dança para cadeirantes. O trabalho é inédito no Estado e foi ministrado pela representante da Confederação Brasileira de Dança em Cadeiras de Roda, Luciele Ribeiro.

PÚBLICO-ALVO

Com um público formado, em sua maioria, por profissionais de dança, fisioterapia e arte-educação, o curso ofereceu técnicas específicas para o ensino da dança a pessoas com deficiência. Segundo Luciene, é importante incentivar esse tipo de trabalho, principalmente por ele garantir aos praticantes melhoria na qualidade de vida.

TARIFA SOCIAL

O anúncio de que no dia 15 deste mês o Programa Águas para Manaus começará a ser interligado às casas da população da zona Leste da cidade levou o vereador Waldemir José (PT) a solicitar da Câmara Municipal de Manaus a instalação de uma comissão mista formada pelos vereadores para fiscalizar e propor as condições para integração dos usuários ao sistema e também solicitou a presença do diretor administrativo do Consórcio Público para tratar do direito à tarifa social aos usuários do sistema público de saneamento básico da cidade de Manaus.

CONSERVÇÃO

A Secretaria de Política Fundiária assinou ontem ato que destinará cerca de um milhão de hectares de terras federais no Estado para conservação ambiental. O secretário de Estado de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, representou o Amazonas na solenidade, ocorrida na Esplanada dos Ministérios.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email