Pesquisar
Close this search box.

Omar aposta tudo na CPI

O senador Omar Aziz (PSD) antevia dificuldades grandes na tentativa de renovar o mandato em 2022, mas um advento inesperado pode dar uma força e tanto a ele na eleição que se avizinha: a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis ilícitos cometidos durante a pandemia da Covid-19. Os senadores entenderam que deveria ser um representante do Amazonas o presidente do colegiado. Bem relacionado, o ex-governador acabou sendo o escolhido pelos colegas. A visibilidade foi imediata, os ataques também. Mas Aziz entende que os benefícios são maiores que os malefícios. “As acusações que me dirigiram já são muito conhecidas, mas nada é mais importante neste momento do que dar as respostas que os brasileiros exigem sobre o que ocorreu nestes últimos meses para que tantos compatriotas perecessem. A CPI está na casa de todos”, disse ele à coluna. Para ajudá-lo a se comunicar com a população, o parlamentar contratou os marqueteiros amazonenses Durango Duarte e Márcio Noronha, que passaram praticamente a morar em Brasília nos últimos dias.

ACOLHIDA

Como forma de dar uma pronta resposta em relação ao atendimento oferecido aos refugiados e migrantes venezuelanos em Manaus, a Operação Acolhida, comandada pelo Exército, informou que os serviços que antes eram realizados no Posto de interiorização e Triagem vão voltar a funcionar na próxima terça-feira (11) de forma centralizada na Base da Operação Acolhida em Manaus.

SOLIDARIEDADE

O Instituto Coca-Cola Brasil, em parceria com a ONG Gastromotiva e o Instituto PHI, promovem a distribuição de 50 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Manaus e no município de Careiro da Várzea. A ação, que teve início na quinta-feira (6) e segue até 19 de junho, faz parte das ações diretas de combate à fome que a empresa vem realizando em todo o país, para fazer chegar alimentos às populações mais vulneráveis ao agravamento da pandemia.    

ALERTA

Considerado o mais agressivo dentre os tumores ginecológicos, o câncer de ovário deve atingir 80 mulheres no Amazonas, em 2021, segundo o Instituto Nacional de Câncer. A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas alerta para a importância das mulheres realizarem consultas regularmente.

PECUÁRIA

O projeto prioritário de pecuária desenvolvido no Amazonas abrange os 22 municípios que são responsáveis por 70% do rebanho do Estado. No total, 60 pecuaristas dos municípios de Apuí, Autazes, Boca do Acre, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Presidente Figueiredo e Vila Extrema/Lábrea já foram visitados e receberam ações de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam.

AFTOSA

Nesta primeira etapa do ano, 31 municípios já receberam doses de vacina contra a febre aftosa. Estão sendo assistidos mais de 2,5 mil produtores, totalizando mais de 165,5 mil cabeças de rebanho. Foram enviados para a campanha 21.428 frascos, que equivalem a 321.410 doses de vacina.

CONSCIÊNCIA

Com o objetivo de conscientizar para o uso saudável do meio ambiente, a Ouvidoria-Geral da Secretaria de Segurança do Amazonas está implantando o seu Núcleo Socioambiental para desenvolvimento de projetos educacionais. As ações vão trabalhar a preservação e sustentabilidade dos espaços festivos. O descarte residual e seletivo do lixo e a economia da água estão entre as principais ideias a serem trabalhadas com os servidores da segurança pública.

INTERNACIONAL

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Jório Veiga, irá participar, no dia 18 de maio, do encontro on-line “World BioEconomy Forum – Líderes Globais e o Mundo Financeiro”, que integra uma série de eventos promovida pelo Fóum Mundial de Bioeconomia (WCBEF, na sigla em inglês), reunindo lideranças no mundo todo para debates em formato de mesas-redondas virtuais.

FORÇA TÁTICA

O 1º Batalhão de Polícia Militar – Força Tática completou 13 anos de existência e comemora com um balanço apresentando números significativos de apreensões de pessoas, armas e entorpecentes ao longo dos primeiros meses de 2021. O levantamento de produtividade do ano de 2021 contabiliza, nos meses de janeiro a abril deste ano, um total de 167 armas de fogo, 301,19 quilos de drogas e 886 munições apreendidos; 275 pessoas detidas; 14 veículos recuperados; e R$ 68.211 em espécie, ligados ao tráfico de drogas, retirados das mãos dos criminosos.

FRASES

“Ele quer fazer média com a esquerda.” Capitão Alberto Neto (Republicanos), deputado federal, sobre as declarações do vice-governador Carlos Almeida (sem partido)

“Os ataques vêm de uma minoria.” Omar Aziz (PSD), senador, sobre o desempenho da CPI da Pandemia

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar