Pesquisar
Close this search box.

Omar abre semana do Meio Ambiente na ALE

Foi aberta, oficialmente, pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, a Semana do Meio Ambiente, com o tema: “Conservação e Biodiversidade”. A cerimônia aconteceu na ALE (Assembléia do Estado do Amazonas), sob o comando da SDS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
Na ocasião, o governador assinou atos administrativos voltados para o fortalecimento da Gestão Ambiental do Amazonas. Dentre eles, se destacam as mensagens: Lei Estadual de Concessão Florestal, Categoria de Unidade de Conservação: Floresta Estadual; Lei sobre a Recategorização do Parque Nhamundá; Lei de Criação do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais; Lei de Criação do Plano Estadual de Inspeção e Poluição Veicular do Amazonas; e a assinatura da Declaração de Compromisso do Estado do Amazonas para a Conservação da Biodiversidade e o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Conservação Internacional.
Foi assinado, ainda, o Decreto de Criação e Implementação de Reservas Privadas Estaduais, com o objetivo de possibilitar a participação da iniciativa privada no esforço nacional de conservação.
Além disso, Omar anunciou projetos aprovados pelo FEMA (Fundo Estadual de Meio Ambiente), às prefeituras municipais, por meio das secretarias de meio ambiente, a divulgação online da proposta preliminar do Zoneamento Ecológico Econômico da Calha do rio Purus.
Outros atos serão a assinatura do termo de cooperação entre SDS, MPE (Ministério Público do Estado), convênio com a VEMAQA (Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias) e SPU (Superintendência do Patrimônio da União).
A programação segue por toda a semana com atividades em Manaus e municípios do Estado como Manacapuru, Beruri, Apuí, Humaitá, Parintins, Carauari e Novo Airão. Entre as atividades que se destacam no interior, está a inauguração da Unidade de Secagem de Madeira de Parintins, no dia 04. Outro destaque, é a inauguração do Telecentro Mineral de Humaitá, em parceria com a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, além da certificação dos extrativistas, no dia 5, com a presença do governador Omar Aziz, ocasião em que se encerram as comemorações da Semana de Meio Ambiente do Amazonas.
Na capital, os destaques são as atividades no Parque Sumaúma, nas balsas do São Raimundo e terminal pesqueiro. No dia 02 de junho, às 19h, acontece o Ambiental Fashion II, desfile de moda sustentável no Manauara Shopping, com a participação de estilistas locais.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar