Pesquisar
Close this search box.

OCDE reduz previsão de crescimento dos EUA

A economia americana está em fase de estagnação e pode já estar em contração, afirma a OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que reduziu a previsão de crescimento da principal economia mundial nos primeiros meses de 2008.
Em seu relatório de previsões intermediário, a OCDE afirma que o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos será de 0,1% no primeiro trimestre e de 0% no segundo. As projeções anteriores eram de 0,3% e 0,4%, respectivamente.
A projeção de crescimento em 2008, atualmente de 2%, será revisada em maio.
“A economia americana se estagna, se já não está em contração. Talvez seja prematuro declará-la em recessão, mas com ritmo de atividade bem abaixo de seu potencial de crescimento, a economia americana reduz muito rapidamente seu ritmo”, afirma o texto.
“O ciclo imobiliário se inverteu nos Estados Unidos”, acrescenta, em referência à crise dos empréstimos imobiliários de alto risco (“subprime”).
A respeito da Europa, a OCDE afirma que a desaceleração do crescimento tem sido “menos brutal” na zona do euro que nos EUA e que as exportações do continente resistem à força da moeda única. A OCDE afirma que o PIB dos 15 países da zona euro crescerá na média 0,5% no primeiro trimestre e 0,4% no segundo, dados similares aos do último informe.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar