Pesquisar
Close this search box.

Observatórios vão ajudar governo a medir economia criativa

A Secretaria de Economia Criativa do MinC (Ministério da Cultura) lança no dia 1º de junho o Obec (Observatório Brasileiro da Economia Criativa), que vai coordenar a implantação de unidades como essa em todos os Estados. No mesmo dia, será lançado o Fórum Permanente da Economia Criativa.
O assunto é tema de seminário em Nova Friburgo, no Rio, com a participação da secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão. O Seminário Serrano de Economia Criativa tem o objetivo de mostrar aos empreendedores da região como podem transformar elementos como inovação e criatividade em ferramentas para atingir o desenvolvimento econômico. A ideia é inserir a economia criativa como estratégia de desenvolvimento para a região serrana do Estado do Rio.
A secretaria está liberando recursos, no valor de R$ 7 milhões, para bolsas na área de software (programas de computador) em 14 Estados. Em 2013, o projeto será ampliado para mais 13 Estados. “Até 2013, já teremos um observatório de pesquisa para essa economia em cada Estado. São recursos destacados da secretaria para as universidades federais”, disse Cláudia.
Ela explicou que esses observatórios vão ajudar a medir a dimensão da economia criativa nos Estados. A expectativa é divulgar, ainda este ano, os primeiros números relativos ao setor.
No dia 1º de junho, também será assinado convênio entre a secretaria e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), visando à formulação da Conta Satélite da Cultura, que vai desagregar os dados dessa área. “Daqui a quatro anos, teremos o PIB (Produto Interno Bruto) dessa economia, ou seja, o que os segmentos criativos agregam ao PIB brasileiro”. O IBGE já está trabalhando há três meses com a secretaria nesse projeto.
Claudia Leitão assina, no dia 31 de maio, parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Como o Brasil tem 27 Estados, mas apenas 18 institutos de pesquisa estaduais, a secretária disse que a ideia é, a partir do convênio com o Ipea, estimular a criação de institutos onde eles não existem. Essa é a meta até 2014. “Um Estado não pode deixar de ter um instituto de pesquisa. Como é que ele formula política pública se não tem informação, dados, sobre ele próprio?”, indagou.
O Ipea já está trabalhando na criação de uma cesta de indicadores para os Estados. Enquanto o instituto cuidará do aspecto qualitativo dos dados, a pesquisa de campo será feita pelo IBGE. “São dois braços fundamentais para nós”.
Serão firmadas ainda parcerias com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). “Vamos criar linhas de economia criativa em todas as fundações de amparo à pesquisa no Brasil”. Segundo a secretária, por meio do programa Ciência sem Fronteira, lançado recentemente, pesquisadores brasileiros terão recursos para estudar nas maiores universidades estrangeiras que abordam a economia criativa.
Ela anunciou que em setembro deste ano será promovido um seminário com a Capes para discutir a primeira pós-graduação em economia criativa no Brasil. “Há um entendimento de que essa economia é subterrânea, é informal, movimenta muitos arranjos produtivos locais (APLs). As pessoas estão trabalhando e a gente não tem como dizer quanto essa economia movimenta no Brasil”. O interesse é identificar as vocações estaduais e regionais, para que possam ser incentivadas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar