Pesquisar
Close this search box.

Obras do governo visam votos de Manacapuru

https://www.jcam.com.br/ppart09032010.jpg

De olho em mais de 78 mil eleitores existentes nos municípios vizinhos de Manaus, Manacapuru (55.395) e Iranduba (22.680), o governo do Amazonas realizou, na última semana, um mutirão de inaugurações, entrega de equipamentos e anúncio de novos investimentos na região que, ao final da gestão atual, deverá se tornar uma das mais beneficiadas, com as obras da ponte sobre o rio Negro e as ações da RMM (Região Metropolitana de Manaus) e Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural).
Do total de 870.442 eleitores existentes no interior do Amazonas, cerca de 9% estão localizados em Manacapuru, que é o segundo maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, conforme dados do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral), ficando atrás somente do município de Parintins, que possui 55.589 eleitores.
Em corrida eleitoral não declarada, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, que deve deixar o cargo no final deste mês, esteve no município, na companhia do vice-governador Omar Aziz e comitiva formada por candidatos a vagas na próxima eleição e secretários de Estado, na última semana, colocando à prova sua administração. Ao Iteam (Instituto de Terras do Amazonas) coube a missão de entregar 114 títulos definitivos de terra do programa de regularização fundiária que vem sendo desenvolvido pelo governo do Amazonas, sendo 55 em Manacapuru e 59 em Iranduba.
Já a Secretaria da Produção Rural promoveu a apresentação e entrega de  máquinas descortiçadoras e desfibriladoras do Programa de Expansão da Produção do governo do Estado, executado pela Secretaria da Produção Rural.
Durante a entrega dos títulos de terras, o vice-governador, Omar Aziz, destacou que a partir daquele documento, os proprietários passavam a ter garantia de propriedade, exercendo os direitos legais sobre a terra. “Entendemos que possuir o documento é uma questão de cidadania, por isso nosso governo entregou mais de 45 mil títulos de terras e continua trabalhando para entregar mais”, afirmou.
A máquina de manejo de juta e malva, entregue pelo secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, e pelo governador, é um protótipo que se for aprovado pelos agricultores será repassado a todos que trabalham com juta e malva.
Desenvolvida por técnicos da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), a máquina, se aprovada, aumentará a produção diária de fibra de juta e malva de 70 quilos  para 300 quilos. “Esta será uma grande revolução no campo. Acabaremos com o sofrimento dos produtores que hoje precisam ficar de molho na água para tirar a fibra, expostos a vários riscos de saúde. Por isso, nossa torcida é para que a máquina seja aprovada”, disse Braga.
Um sistema viário também foi inaugurado, na mesma região, na comunidade do Laranjal, pela comitiva do governador, que não poupou elogios, tanto a seus companheiros, quanto a Omar Aziz e disparou críticas a seus adversários políticos.
“Estamos trabalhando muito, cuidando das pes­soas e oferecendo qualidade de vida, pois nosso compromisso é melhorar o Estado”, disse o governador. 

Centro de convivência para o interior

Na cidade vizinha de Manacapuru, Iranduba, a 24 quilômetros de Manaus, o governador inaugurou no final de semana, o Centro de Convivência da Família Honorina Lopes.
Antes da cerimônia de inauguração, Braga e Omar estiveram no ginásio poliesportivo Josué Almeida, onde receberam homenagens de diversas categorias como agricultores, pescadores, ceramistas e taxistas, cujas associações de classe se mostraram agradecidas pela concretização de projetos como a ponte sobre o rio Negro, a criação da Região Metropolitana de Manaus e o gasoduto Coari/Manaus.
“A ponte, o gasoduto e a Região Metropolitana, que antes eram sonhos e hoje se tornam realidade, vão trazer desenvolvimento ao interior, pois abrem a possibilidade concreta para a criação de um pólo de cerâmica fina e de um pólo naval, que serão construídos aqui em Iranduba”, disse Braga, ao revelar que somente no setor ceramista, estimativas apontam para a geração de mais de cinco mil novos empregos.
Ao lembrar dos reflexos que a ligação via ponte trarão para a comercialização da produção local de hortifrutigranjeiros, Omar Aziz aproveitou para anunciar que o governo estadual também irá construir em Iranduba uma central de abastecimento.
“Será a Central de Abastecimento do Programa Zona Franca Verde, um espaço apropriado para os pequenos agricultores venderem sua produção sem atravessadores,com menor preço ao consumidor e mais renda para o trabalhador rural”, afirmou.
Ao lado do seu vice, Omar Aziz, o governador Eduardo Braga lembrou que o governo do Estado também está construindo outros centros de convivência em Itacoatiara e Pauini, que devem ser entregues ainda este ano.
Segundo ele, no Centro Honorina Lopes, o governo pretende atender mais de 700 pessoas por dia, com atividades educativas, culturais, recreativas e cursos profissionalizantes.
O centro de Iranduba será coordenado pela Seas (Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania), em parceria com a prefeitura daquele município. Em Manaus, cinco centros da família já estão funcionando, além de um de atendimento ao idoso, na Aparecida.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar