Pesquisar
Close this search box.

O voo de Santos Dumont em Petrópolis

O voo de Santos Dumont em Petrópolis

O pequeno chalé em estilo alpino que se destaca na Rua do Encanto, Centro Histórico de Petrópolis, é o segundo museu mais visitado da cidade: mensalmente, cerca de dez mil pessoas vão conhecer um pouco mais sobre o modo de vida e a personalidade do inventor que passou à História como o Pai da Aviação: Alberto Santos Dumont.

E visando dar mais acessibilidade ao acervo, bem ao lado está o Centro Cultural 14 Bis, anexado ao Museu Casa de Santos Dumont, sendo o primeiro do Rio de Janeiro a utilizar diversos meios e tecnologias adequadas para recepção de deficientes físicos, auditivos e visuais.

A “Encantada”, como é carinhosamente conhecida a Casa de Santos Dumont, foi projetada para atender às necessidades do Pai da Aviação possuindo pequenos espaços multiuso e escadas íngremes, essenciais para que os turistas passem pelos três andares da residência. No acesso principal,  a pessoa é obrigada a subir com o pé direito – um traço marcante da personalidade supersticiosa do inventor.

Tais peculiaridades da construção impediam que portadores de necessidades especiais tivessem acesso à casa. Cadeirantes, por exemplo, não podiam conhecer um pouco mais sobre a personalidade e o modo de vida de Santos Dumont. Desta maneira, o Centro Cultural 14 Bis chegou para preencher esta lacuna. O projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN transformou a antiga casa de Dona Eulália (governanta de Santos Dumont) no mais avançado Centro Cultural da cidade.

Com acesso pela Rua do Encanto, o CC 14 Bis conta com maquete tátil interna e externa, DVD em libras, catálogo em Braille, áudio guide, réplicas de dependências do museu como o banheiro de Santos Dumont, rampa e plataforma eletrônica enclausurada para que pessoas com algum tipo de deficiência seja ela física, visual ou auditiva, possam conhecer a história do Pai da Aviação.

O Museu Casa Santos Dumont fica na Rua do Encanto, 22, em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro que pode ser alcançada em menos de uma hora de carro, apesar da estrada sinuosa que liga os dois municípios. É uma aula de história e bom destino turístico.

Devido a pandemia de Covid-19, acesso dos visitantes ao museu está restrito as condições da vigilância sanitária. Mas sempre vale a pena ver, mesmo que por fora, um local tão importante para a história da aviação brasileira.

Mas a cidade de Petrópolis tem história da época colonial por todas as suas ruas, além de um clima ameno que a faz ser um recanto preferido dos cariocas.

RECONHECIMENTO

A empresa Rossi & Zorzanello e o Festuris Gramado receberam recentemente três certificações internacionais de biossegurança e turismo responsável, validando a postura e os protocolos adotados na realização dos eventos e atividades em 2020. Ao obter estes reconhecimentos, a empresa e a feira de negócios aumentam a sua credibilidade junto ao mercado e clientes. Entre as certificações recebidas pela Rossi & Zorzanello estão o Safe Travels, oferecido pela World Travel & Tourism Council (WTTC), e o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, concedido pelo Ministério do Turismo do Brasil.

TURISTUR

A Turistur, empresa com sede em Gramado e referência em turismo receptivo na Serra Gaúcha há 27 anos, anuncia o lançamento da sua plataforma própria de negócios focada no agente de viagens. O Portal do Agente está no ar como inúmeras facilidades ao agente de viagens para a comercialização do destino Serra Gaúcha com o acesso direto ao portfólio de serviços da empresa. Através do portal, os agentes de viagens de todo o Brasil poderão comercializar todos os roteiros turísticos e opções de transporte que a Turistur oferece atualmente. A plataforma é de fácil usabilidade.

NOVO DIRETOR

A Ethiopian Airlines apresentou Michael Bekele como novo diretor geral da companhia para a América Latina. O profissional substitui Girum Abebe, que assumiu a posição em 2015 e retorna a Addis Abeba e permanece atuando indiretamente no mercado brasileiro. Com mais de 15 anos de experiência na companhia, Bekele – que teve os últimos anos dedicados à Madagascar – se muda para o Brasil junto com a família. Além do novo diretor, a companhia anunciou Thomas Munnich como gerente de Vendas no Brasil. A Ethiopian Airlines não parou de operar durante a pandemia no Brasil.

TREINAMENTO

A Universal Parks & Resorts promoverá o primeiro treinamento online, o Univeralandu, voltado para agentes de viagens. A ação ocorrerá no dia 21 de janeiro, às 10h. O webinar será focado no Universal’s Endless Summer Resort – Dockside Inn and Suites, o mais novo empreendimento hoteleiro aberto do grupo. Além disso, o complexo vai destacar a nova oferta de ingresso de quatro dias de parque, lançada na última quinta (7). A nova promoção contempla ingresso de quatro dias, do tipo parque a parque para 2-parques ou 3-parques. A oferta está disponível para compra somente até 27 de abril.

COLÔMBIA

Entre os dias 28 a 30 de abril, acontecerá a Colômbia Travel Mart em formato presencial durante os mesmos dias da Anato 2021. Já nos dias 3 e 4 de maio, a rodada de negócios será feita em formato virtual. O evento é produzido pela Procolombia, escritório de turismo do país no Brasil e contará com o selo de qualidade Macrorrueda Procolombia. Para participar presencialmente, a pessoa deve fazer o teste PCR para entrar na Colômbia. Tais custos não estão inclusos nas despesas bancadas pela Procolombia que geralmente incluem bilhete aéreo ida e volta, hospedagem, transfers e alimentação.

NATAL

Nesta semana, foi anunciada a expectativa de 220 mil passageiros no Aeroporto Internacional de Natal (RN) em janeiro, chegando ao volume de 81,2% do fluxo pré-covid-19. Estão previstos aproximadamente 1.500 pousos e decolagens, destes 312 são extras para atender a demanda do período, conforme dados da Inframerica, concessionária do terminal. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo realizada com agências e organizações de viagens, Natal desponta como destino mais procurado por pessoas que desejam viajar depois de tanto tempo de pandemia.

INTEGRAÇÃO

Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, a fim de reforçar a importância da integração entre estado e municípios, além de maior participação dos prestadores de serviços das regiões nas plataformas, se juntou com demais secretarias fluminenses. Os representantes das cidades de Serra Verde Imperial, Agulhas Negras, Caminhos Coloniais e Caminhos da Serra acham eu com união podem fomentar a promoção em suas regiões. Entre os planos de ação, está a unificação do calendário estadual de eventos e a criação de um portal de desburocratização para realização de eventos.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar