Pesquisar
Close this search box.

O show dos Bumbás em Parintins


A primeira noite de apresentação do Festival Folclórico de Parintins como já era esperado, foi um grandioso espetáculo. A noite abriu com o Boi Garantido e foi encerrada com oBli Caprichoso.
Os 21 itens que representam cada um dos bois se apresentaram para o público e para os jurados, que serão responsáveis por atribuir-lhes notas. Lembrando que os itens são divididos em três blocos:
A) comum/musical,
B) cênico/coreográfico
C) artístico.
Cada bloco é julgado por um trio de avaliadores considerando os critérios estabelecidos no regulamento oficial. Além disso, cada item tem méritos que devem ser cumpridos para a melhora da pontuação e elementos que serão comparados entre os dois Bumbás.

O Boi Garantido exaltou a identidade, lutas e utopias dos povos da Amazônia. Batalhas épicas, evoluções e utopias do povo amazônico para retratar o tema central “Povo Vermelho da Amazônia _ na noite de ontem o subtema ‘Povo vermelho como Brasa’. A finalização do espetáculo de arena foi com a lenda amazônica de ‘Quando Honorato lutou com Caninana’, ao som da música BoiTátá.
Já o Boi Caprichoso que apresentou o tema “Amazônia: Nossa Luta em Poesia” busca a visão de quem vive na floresta para “plantar sementes de arte”.
Na primeira noite de apresentação o Caprichoso por meio das tribos indígenas relembrou o processo de colonização na região amazônica com a crueldade do conquistador e a apropriação da terra. O esperado ritual “O Tupari: Sucaí, o Tarupá da Friagem” que critica o negacionismo à ciência da floresta e às mudanças climáticas foi a cênica apoteótica.
Para a segunda noite de apresentação os Bumbás prometem a revelação impactantes dos segredos guardados o ano todo.

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar