Pesquisar
Close this search box.

O retorno do Tribunal

O Tribunal de Justiça do Amazonas divulgou a Portaria nº 608/2021, que dispõe sobre o protocolo mínimo de retomada gradual dos serviços presenciais nas unidades administrativas e jurisdicionais da Corte estadual. Com a nova redação, foram alteradas as datas de retorno gradual dos serviços presenciais, que observará três etapas. Na primeira delas, que tem início na próxima segunda-feira (3), o retorno se dará  exclusivamente para o público interno, observando o limite de até 30% do quadro de cada unidade, sendo autorizada realização telepresencial de audiências e sessões de julgamentos. Na etapa II, com início no dia 14 de junho, o limite presencial de usuários internos em todas as unidades do Tribunal será elevado para até 50% do quadro de cada unidade, autorizando-se, caso necessário, a realização presencial de audiências e sessões de julgamento, com acesso restrito de pessoas. Na etapa III, ainda sem data confirmada até o momento, está prevista a possibilidade de retorno integral das atividades presenciais em todas as unidades do Tribunal de Justiça do Amazonas, mediante portaria específica.

INFLUENZA

O Amazonas já vacinou 70.437 pessoas contra a influenza. Com esse quantitativo, a cobertura vacinal no Estado é de 4,8%. A campanha de vacinação contra a infecção viral está em curso e, nesta primeira etapa, as doses são destinadas a, principalmente, crianças, gestantes e puérperas; profissionais de saúde e indígenas.

PERFIL

Mulheres, adultos jovens na faixa etária de 25 anos a 59 anos e que ganham renda per capita de até 1/4 do salário mínimo. Esse é um perfil inicial dos beneficiários do programa de regularização urbana da Prefeitura de Manaus, gerado a partir do cadastro via software de Sistema de Gestão Habitacional e Fundiária, utilizado pela vice-presidência de Habitação e Assuntos Fundiários, dentro da estrutura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano. 

CHEIA

O Serviço Geológico do Brasil fez o segundo alerta de como poderá se comportar a cheia para o ano de 2021, junto à Agência Nacional das Águas, anunciando uma previsão de 56% de que o fenômeno natural ultrapasse a cota de 29,97 metros, batendo o recorde de cheia registrada no ano de 2012, que é classificada como cheia severa. Como prevenção, a Prefeitura de Manaus está monitorando 15 bairros da área urbana e 17 da zona rural ribeirinha. 

PLANO

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Henrique Martins, apresentou a vereadores da Câmara Municipal de Manaus o planejamento de melhorias da mobilidade urbana da Prefeitura de Manaus, elaborado pelo instituto. Os dados incluem, desde modernização do sistema de transporte público, até a implantação de engenharia viária para melhorar o fluxo de veículos nas vias da cidade. 

JUDICIAL

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) ingressou na Justiça Federal com uma Ação Cautelar com pedido de liminar, em caráter de urgência, obrigando a União a iniciar a vacinação dos profissionais da educação do Estado do Amazonas, contra a Covid-19, e a disponibilizar no seu sítio na internet a publicidade, sob pena da aplicação de multa processual diária. Os órgãos de saúde apontam 368.854 infectados e 12.562 mortos no Estado, enquanto o país registra 400 mil mortos.

ATENDIMENTO

O programa “Terapia Online” completou cem dias esta semana em Manaus. A ação é executada de forma gratuita pelo gabinete do vereador William Alemão (Cidadania) e chegou à marca de 201 atendimentos no período. Desses, 18 são acompanhados semanalmente às segundas, quartas e sextas-feiras, assim como aos sábados, nos casos de emergência.

POSIÇÃO

A Universidade Federal do Amazonas ocupa a 1.945° posição entre mais de 19 mil universidades de todo o mundo. A classificação feita pelo World University Ranking (CWUR) 2021-2022, divulgada na última segunda-feira, 26 de abril, é inédita e também aponta a Ufam na 55ª colocação no Brasil e a 108ª na América Latina e Caribe. 

IDENTIDADE

Estão abertas as inscrições online para a criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas. As propostas podem ser apresentadas até o dia 31 de maio, no site agenciacultural.org.br. O concurso, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da AADC (Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural), faz parte da programação de aniversário do patrimônio histórico, celebrado em 31 de dezembro.

FRASES

“A prioridade agora é recuperar empregos”Wilson Lima (PSC), govenador do Amazonas, ao anunciar o lançamento do Portal do Trabalhador

“O negacionismo de um líder político reflete nos dados de seu governo” Sônia Guajajara, líder indígena

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar