Pesquisar
Close this search box.

O que pensa o vice-governador?

Divulgação

Desde que o vice-governador Carlos Almeida (PTB) entregou ontem ao governador Wilson Lima (PSC) uma carta, tornada pública logo em seguida, solicitando a própria exoneração do cargo de chefe da Casa Civil do Estado, o meio político se pergunta o que está acontecendo de fato na administração estadual. O desafio do momento é saber exatamente o que pensa o número 2 do Executivo amazonense. Na missiva, ele deixou algumas pistas, a principal delas de que estaria se sentindo desgastado por causa dos conflitos internos. De personalidade forte, Almeida bateu de frente com o presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto (PRTB), com dirigentes de cooperativas médicas, com burocratas da máquina administrativa e com empresários de diversos setores. Oficialmente, passa a se dedicar a projetos estruturantes, especialmente na área de habitação pública, mas só o tempo dirá se ele vai se comportar como um aliado ou como um opositor de Lima. Fato é que seu movimento foi o mais significativo da política local no último ano e meio.

Atestado em casa

A Prefeitura de Manaus começou um novo serviço de emissão de Declaração de Óbito (DO) para casos de mortes por causa natural ocorridas em domicílio na área urbana de Manaus. O atendimento em dias úteis por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visa contribuir para maior rapidez no fluxo da emissão do documento durante o período de pandemia da Covid-19.

Socorro

O apoio necessário no momento de mais profunda dor. Essa é a proposta do SOS Funeral da Prefeitura de Manaus, que reforçou atendimento às famílias em vulnerabilidade durante a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.  Funcionando todos os dias, em regime de plantão 24h, o serviço funerário gratuito teve a demanda ampliada e atendeu mais de mil famílias entre os meses de março e abril deste ano.

Curioso

A Justiça Estadual, por meio de acórdão de suas Câmaras Reunidas, firmou entendimento de que a “Lei Maria da Penha” (Lei n.º 11.340/2006) pode ser aplicada em situações de violência doméstica envolvendo casal homoafetivo (duas mulheres).

Unidade

O presidente Joelson Silva (Patriota) propôs unidade entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no trato com os problemas provocados pelo novo coronavírus, durante a sessão plenária de ontem na Câmara Municipal de Manaus. O parlamentar enfatizou o esforço dos vereadores e as medidas tomadas pela prefeitura e pelo governo do estado para combater a doença, mas ressaltou a necessidade de um trabalho harmonioso voltado também para a situação econômica do pós-pandemia.  

Pastor na mira

O Ministério Público Federal solicitou a instauração de inquérito policial para apurar a responsabilidade criminal do pastor evangélico e servidor da Coordenação Regional do Alto Solimões da Fundação Nacional do Índio (Funai) Davi Felix Cecílio pela realização de grande culto religioso, no dia 28 de março deste ano, na comunidade indígena Feijoal, localizada no município de Benjamin Constant, com a presença de aproximadamente 400 pessoas, durante período de restrições implementadas em função da pandemia de covid-19. A Delegacia de Polícia Federal de Tabatinga (AM) atendeu a requisição e já deu início às investigações.

Fica na rede

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, divulgou ontem as cem propostas selecionadas na fase preliminar do terceiro lote do edital “Fica na Rede, Maninho”. A lista completa com os projetos aprovados nesta etapa está disponível na aba “Editais” do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). O prazo para pedidos de recurso vai até o dia 21 de maio.

ON LINE

A primeira etapa da campanha ‘Amazonas sem Febre Aftosa’, em 41 municípios pertencentes às calhas dos rios Amazonas e Solimões foi prorrogada até o dia 31 de maio, conforme a Portaria nº 098, expedida pela Agencia de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas e que foi publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas de sexta-feira (15).

Extração

Hospitais da rede estadual de saúde que atendem pacientes da Covid-19 receberam a doação de mais 35 mil máscaras de proteção N95 da fabricante 3M, em parceria com as empresas Pronto Cargo e Latam Cargo. A doação faz parte de um lote de 150 mil máscaras que as empresas irão doar de forma escalonada a hospitais do Estado.

Frases

“Não há nada a se comemorar a não ser uma pequena melhora.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, sobre a diminuição das mortes e internações pela Covid-19

“A despeito de todo meu esforço, não estou com a mão no timão, e já exauri minhas forças remando forte no sentido oposto de muitos nessa Galé.” Carlos Almeida (PRTB), vice-governador, explicando por que pediu exoneração da Casa Civil do Estado

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar