O PSDB dividido para a eleição

Cresce um movimento liderado por empresários do comércio de Manaus que pretende lançar o senador Plínio Valério (PSDB) como candidato ao Governo do Estado. Ocorre que ele esbarra nas pretensões do dirigente da sigla no Amazonas, o ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio Neto, que quer ver o vice-governador e atual correligionário Carlos Almeida disputando o cargo pela legenda. Aliás, Neto e Valério não andam se entendendo bem há algum tempo, tanto que os comentários sobre a saída do parlamentar do partido são recorrentes. A Direção Nacional tucana vê com bons olhos, entretanto, a ideia da candidatura. Por isso, seria fundamental para o dirigente local que prosperasse em Brasília a ação que pede o afastamento do governador Wilson Lima (PSC). Se isso ocorresse, Almeida assumiria e a dúvida sobre quem o PSDB apoiaria para o Governo seria dissipada. Aí Valério teria que se filiar a uma outra legenda se quisesse disputar mesmo o Governo. Ele fala cada vez mais nessa possibilidade.

OBRA IRREGULAR

A Prefeitura de Manaus divulgou a relação dos bairros que lideram o ranking de locais com maior número de notificações por irregularidades urbanas nos primeiros sete meses de 2021, conforme relatório elaborado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano. No período foram realizadas 1.622 ações, sendo 722 notificações, 89 multas, 177 embargos, 22 interdições, 25 demolições e outras 587 fiscalizações. O São José, na zona Leste, lidera o ranking de dez bairros com maior volume de ações de fiscalização por postura ou obras irregulares na capital. 

BIOGENÔMICA

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade pretende inaugurar em novembro deste ano o primeiro laboratório de Biogenômica da região Norte do Brasil. Para esse projeto, recebeu recursos de emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB). Trata-se da avaliação de aspectos da interação gene-ambiente que incidem sobre o desenvolvimento, em especial sobre o envelhecimento, via associação com doenças crônicas não-transmissíves como a obesidade, a síndrome metabólica e os distúrbios cardiovasculares.

CRESCENDO

A empresa que explora o campo de gás do Azulão, no interior do Amazonas, seguiu em rota de expansão no segundo trimestre de 2021, com indicadores financeiros e operacionais positivos, maior despacho de suas usinas termelétricas e a certificação de novas reservas e recursos contingentes de gás natural – o que assegura o crescimento da companhia no futuro por meio da geração de energia e a ampliação da comercialização do insumo também para outros usos.

PEDALADA

O Ministério Público do Amazonas, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, realiza amanhã e depois debate virtual acerca do uso de bicicletas no sistema de mobilidade urbana de Manaus, com vistas a assegurar o direito de acesso às cidades. O evento, idealizado pelo titular da 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística, Paulo Stélio Sabbá Guimarães, após reunião por videoconferência com integrantes da ONG Pedala Manaus e participação da Promotora de Justiça, Aurely Freitas, que é ciclista e “entusiasta deste modal de transporte”.

MULTAS

Pilotar motocicleta sem capacete, conduzir veículo com licenciamento anual em atraso e dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação foram as infrações mais cometidas no estado no primeiro semestre de 2021. De acordo com os dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, houve um aumento de 40% na quantidade de infrações aplicadas, em comparação com o mesmo período do ano passado.

VINHOS

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, em parceria com o Manaus Digital Podcast, lançou o 22º episódio do Podcast de Empreendedorismo e Inovação. No episódio da semana, a hostess Michelle Guimarães conversa com o enófilo, garimpeiro de vinhos e Wine Consultant, Rodrigo Blanco, sobre sua jornada empreendedora no mercado de vinhos e como as pessoas podem aprender mais sobre esse mercado tanto para hobby quanto para empreender.

AUDIÊNCIA

A Secretaria Municipal de Saúde promove amanhã, a partir das 10h, audiência pública para discutir o Plano Plurianual referente ao quadriênio 2002 a 2025 e as metas prioritárias para a proposta de Lei Orçamentária Anual. O evento será realizado de forma virtual, mantendo a regra do distanciamento social e será transmitido pelo perfil da Semsa no Facebook (semsamanaus).

INCENTIVO

Com o objetivo de gerar identificação, ampliar o relacionamento com o público, divulgar a marca, serviços, programas, políticas de atuação, e incentivar iniciativas que visem o desenvolvimento do desporto no município, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lançou o Edital de Chamamento Público, nº 01/2021, para credenciar entidades desportivas de futebol da capital, participantes do Campeonato Brasileiro deste ano. No total, será R$ 1,3 milhão investido pela administração municipal.

FRASES

“Ainda me frustra ver pessoas que não se vacinaram por acreditar em vacinas experimentais. Vítimas fatais da desinformação.” Marcus Lacerda, médico infectologista e pesquisador

“É preciso abrir as casas de show para os vacinados. Melhor que continuar reprimindo festa clandestina.” William Alemão (Cidadania), vereador e empresário do setor de casas noturnas

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email