Pesquisar
Close this search box.

O primeiro conselhão digital

Divulgação

O Ministério da Economia e a Suframa realizam hoje a 291ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Zona Franca de Manaus, a partir das 13h (horário de Brasília), por meio de videoconferência. A pauta do encontro tem como principal destaque a análise de 28 projetos industriais, sendo 10 de implantação e 18 de atualização, diversificação e ampliação, que totalizam US$ 137 milhões em investimentos e estimam a geração de 1.119 postos de trabalho e de US$ 1 bilhão em faturamento adicional no Polo Industrial de Manaus nos três primeiros anos de funcionamento das linhas de produção. A reunião será presidida pelo secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, e contará com a participação, por meio digital, do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, e de demais integrantes do Conselho. A transmissão poderá ser acompanhada em tempo real, por todos os interessados, no canal oficial da Suframa no YouTube, no endereço: http://youtube.com/suframanews.

Sem lockdown

O juiz Ronnie Frank Stones, d 1ª Vara da Fazenda Pública, indeferiu ontem o pedido do Ministério Público do Estado, subscrito por onze promotores, de decretar o “lockdown” em Manaus. Em resumo, ele argumentou que não existem motivos para a medida extrema, uma vez que nem Estado nem Prefeitura vêm se omitindo no combate à pandemia da Covid-19. O município de Silves adotou o “fecha tudo” por decreto municipal.

Responsabilidade

O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse ontem, em entrevista a uma emissora de TV local, que defende um modelo de isolamento social que mantenha serviços essenciais em funcionamento e o reforço em ações de fiscalização e conscientização da população. Ele afirmou que, se a decisão da Justiça fosse favorável ao “lockdown”, seria necessário dividir responsabilidades com órgãos de todas as esferas para garantir o cumprimento do isolamento total.

Debate

Já o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), defendeu a abertura de uma amplo debate que envolvesse todos os entes envolvidos no combate da pandemia, para definir uma medida mais extrema. Segundo ele, neste momento ampliar o trabalho de conscientização da população é a prioridade de todos.

Testagem

O aumento expressivo no número de novos casos de Covid-19 confirmados nos últimos dias, no Amazonas, é reflexo tanto da ampliação da rede de diagnóstico quanto do aumento da testagem no estado. Quem faz a avaliação é o diretor-técnico da Fundação de Vigilância em Saúde, Cristiano Fernandes, que acompanha de perto as análises da situação epidemiológica local.

Lanches

Os empreendedores do setor de alimentação das Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) disponibilizaram cerca de 1,5 tonelada de lanches para pessoas em vulnerabilidade social. A distribuição dos alimentos é realizada pelas secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência Social e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza.

EPIs

A Secretaria de Estado de Saúde já distribuiu, entre 1° de março e quatro de maio, mais de 10,6 milhões de Equipamentos de Proteção Individual para unidades de saúde de Manaus e do interior do estado. Entre os itens entregues estão luvas, máscaras cirúrgicas, máscaras N95, viseiras de proteção, aventais, toucas descartáveis, óculos de proteção, botas, capuz e macacões. 

Para os índios

Com o objetivo de reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre as populações indígenas no estado do Amazonas, a Fundação Alfredo da Matta, junto com instituições parceiras, está produzindo vídeos para comunidades indígenas aldeadas, em suas línguas nativas, com informações sobre a doença. O conteúdo inclui as formas de prevenção e distanciamento social no contexto das comunidades indígenas.

Providências

Instalação imediata de alas exclusivas para atendimento dos indígenas, contratação de médicos estrangeiros e medidas para acabar com as aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal, como também a cobrança de uma estratégia eficiente para a distribuição de cestas básicas aos povos aldeados, foram alguns dos encaminhamentos da reunião virtual realizada ontem pela Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas da Câmara Federal.

Frases

“Com o confinamento, o ser humano luta contra um problema imperceptível, que é o lado psicológico e emocional. Por isso, as igrejas são essenciais, por acolher e acalmar o cidadão que busca a ajuda necessária para lidar com a situação.” João Luiz (Republicanos), deputado estadual, justificando seu projeto, que prevê a reabertura dos templos, aprovado ontem na Assembleia Legislativa do Amazonas

“Rezemos juntos pelos homens e mulheres que trabalham nos meios de comunicação.” Papa Francisco, em apelo ontem relacionado à presença dos jornalistas nas ruas, para informar a população, em momento de pandemia

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar