Pesquisar
Close this search box.

O prefeito de Manaus e o MPAM

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), está enfrentando um problema sério com o Ministério Público do Estado. Há pelo menos quatro procedimentos instaurados contra ele em pouco menos de dois meses de mandato, um dos quais redundou no ajuizamento de uma ação cível que pede seu afastamento do cargo, bem como da secretária de Saúde, Shadia Fraxe, por irregularidades na vacinação contra a Covid-19. Aliás, o Grupo de Combate ao Crime Organizado decidiu desmembrar a mesma ação em duas e vai pedir a saída da autoridades em ambas, a primeira por conta da vacinação de médicos que não estavam na linha de frente e a segunda por causa dos “fura-filas” que não são profissionais de saúde, tal como o secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis. Interlocutores ouvidos ontem pela coluna indicam que falta ao novo mandatário um melhor desempenho nas relações institucionais. Ele tem desgastado muito a relação com os outros poderes.

INTERNADA

Shádia Fraxe, por sinal, recupera-se de uma cirurgia em São Paulo, após apresentar sintomas de diverticulite, mal com que convive há algum tempo e que tem agravamento por problemas psicológicos. Ela pediu licença de duas semanas e avalia, segundo amigos próximos, a viabilidade de retornar ao cargo. Por enquanto, são grandes as chances de retorno.

BOA NOVA

malária
Foto: Valdo Leão / Semcom

Em todo o ano de 2020, a Prefeitura de Manaus notificou 5.284 casos de malária na capital, com redução de 19% em relação ao ano de 2019, quando houve o registro de 6.530 casos. As notificações seguem a tendência de redução da doença nos anos de 2018 (-20,8%) e de 2019 (-21,9%).

MINI USINAS

O Amazonas já opera em 13 municípios, incluindo a capital, com miniusinas geradoras de oxigênio medicinal (O2), totalizando 32 equipamentos em funcionamento com produção independente de 16 mil metros cúbicos/dia do produto. Os dois últimos municípios que tiveram miniusinas instaladas, nos últimos dias, foram Careiro Castanho e Alvarães.

INTUBADO

O desembargador Djalma Martins da Costa foi intubado em um hospital de São Paulo, com sintomas da Covid-19. Ele já havia contraído a doença em Manaus, foi transferido e teve reação a medicamentos. Chegou a ficar bem, com previsão de alta, mas uma alergia medicamentosa teria agravado novamente o quadro.

PRAZO

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas decidiu estender o prazo das carências de empréstimos e financiamentos realizados em 2020, durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), assim como dos anos de 2018 e 2019  por mais 180 dias. A informação foi dada pelo diretor-presidente da agência, Marcos Vinícius, como uma forma de ajudar empresários que optaram pelo auxílio financeiro, mas ficaram impedidos de honrar seus compromissos devido a primeira e a segunda onda da doença que atingiu o Amazonas no início de 2021.

ACADEMIAS

A reabertura das academias de ginástica em todo Amazonas e a inclusão do serviço de personal trainer como atividade essencial foram defendidas pelo deputado estadual Fausto Junior (MDB). Ele sugeriu ao governo do Estado que as academias de ginástica sejam reabertas no mês de março. Fausto destacou que a liberação passa pela autorização dos órgãos de vigilância em saúde.

O TRACAJÁ

Em um dia sem notícias de grande impacto, o que mais repercutiu ontem em Manaus foi a briga de um casal em que um dos cônjuges decidiu arremessar um tracajá no outro, ferindo tanto o parceiro quanto o animal, que precisou passar por atendimento em uma pet shop. O caso foi oficialmente registrado até em uma Delegacia.

SONHOS

Com a proposta de criar uma experiência diferenciada através da espontaneidade dos sonhos, o projeto de residência artística ‘Sonhário’ está em busca de pessoas que ‘emprestem’ seus sonhos noturnos, para servirem de inspiração para produtos artísticos, que serão lançados no mês de março. Para participar do projeto, basta detalhar seus sonhos de forma escrita e enviar para [email protected] até o fim do mês de fevereiro. 

FRASES

“O fim do Fundeb será a volta da incerteza dos tempos de riscos do salário atrasar.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual, repudiando proposta do Governo Federal

“Ele era o nome mais importante do Garantido depois de Lindolfo Monteverde, nosso fundador. ” Antonio Andrade, presidente do boi-bumbá vermelho, sobre o apresentador Paulinho Faria, enterrado ontem em Parintins

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar