Pesquisar
Close this search box.

O Plano Dubai e a Zona Franca

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/06Jun/12/alfredo%20menezes%201212.jpg

Caiu como uma bomba nos meios político e empresarial do Amazonas a revelação, pela Folha de São Paulo, na edição da última segunda-feira (10), de que estaria em gestação no Ministério da Economia um plano para substituir os incentivos da Zona Franca de Manaus por novas matrizes econômicas até 2073. O que mais agastou a todos foi o fato de que a iniciativa não tinha sido ainda compartilhada com nenhum agente local, o que foi interpretado como mais um ataque ao modelo de desenvolvimento. O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes Junior, se apressou em desmentir eventuais prejuízos, em postagem nas redes sociais: "A Zona Franca de Manaus em hipótese nenhuma será fragilizada, pelo contrário, os nossos benefícios fiscais, garantidos constitucionalmente, serão preservados e vamos em busca de desenvolver os demais polos que sempre são lembrados e pouco, quase nada, implementados, que são os biofármacos, turismo, defesa, mineração e piscicultura”, disse ele. Vários políticos, entretanto, reagiram criticando a proposta.

NA BATALHA

“A Zona Franca é um patrimônio do povo do Amazonas, uma espécie de bem que nos foi entregue em troca de preservação e manutenção do patrimônio ambiental que possuímos. Ao longo do tempo, a população tem feito sua parte e não pode ser punida. Vamos encarar todas as frentes de batalha para manter o que nos pertence”. Esta foi a reação do governador Wilson Lima (PSC)

CONVOCAÇÃO

O deputado José Ricardo (PT) convocou o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividaddo Ministério da Economia, Carlos da Costa, para prestar esclarecimentos sobre o “Plano Dubai”, em audiência pública nas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, ele encaminhou ofício ao Ministério da Economia, solicitando informações detalhadas sobre esse novo projeto.

INVESTIMENTOS

O governador Wilson Lima recebeu executivos da Rosneft, líder da indústria de petróleo da Rússia e maior companhia petroleira de capital aberto do mundo. Também conversou ontem com o embaixador do Nepal, Tara Prasad Pokharel. Nas duas reuniões, tratou de novas oportunidades de investimento para o estado.

HACKERS

Como parte da programação da Semana da Qualidade e Segurança da Informação 2019, a empresa Processamento de Dados Amazonas sediará, hoje, uma maratona de ataques e defesas na área de segurança da informação, o Threat Defense Workshop. Será criado um cenário para se pensar como um hacker e, consequentemente, aprender como se proteger.

FRAUDE

A Polícia Civil alerta a população para a alta no número de fraudes com cartão de crédito, realizadas por estelionatários. Nos três primeiros meses deste ano, 35 crimes de fraude foram aplicados. No mesmo período do ano passado, 12 delitos dessa natureza foram registrados.

MUITO LIXO

De janeiro a maio deste ano, a Prefeitura de Manaus já retirou das ruas, por meio de mutirões de limpeza, mais de 64 mil toneladas de resíduos, em uma extensão de 781 quilômetros. Mais de 25 localidades já foram atendidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana com este serviço, que tem como objetivo recolher materiais pesados dos pátios do cidadão, evitando, assim, que esses objetos se acumulem em lixeiras viciadas, áreas verdes ou igarapés de Manaus.

PRÊMIO

A Associação Brasileira de Instituições Previdenciárias Estaduais e Municipais concedeu ao Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas o Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária. A competição avaliou, entre outros itens, o efetivo gerenciamento de recursos de mais de 60 mil servidores ativos que contribuem para a previdência estadual. O fundo administra uma reserva financeira que ultrapassa a casa dos R$ 5,5 bilhões em investimentos.

UM GIGANTE

O Festival Folclórico de Parintins, maior manifestação cultural do Amazonas, injetou na economia parintinense aproximadamente R$ 426 milhões entre os anos de 2005 e 2018. Durante este período, a festa popular promovida pelos bois Caprichoso e Garantido foi responsável por atrair 691.918 turistas, pelas vias aéreas e fluviais, à Ilha Tupinambarana, conforme levantamento do Departamento de Estatística da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas.

FRASES

O Plano Dubai é uma brincadeira do Governo Federal com a Zona Franca de Manaus.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual

Sérgio Moro teve a coragem de acabar com uma quadrilha que se apropriou do dinheiro público. É muito importante que não esqueçamos disto.” Wilker Barreto (Podemos), deputado estadual

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar