Pesquisar
Close this search box.

O passado confronta o presente

O passado confronta o presente

Um dos candidatos – Amazonino Mendes (Podemos) – já foi governador quatro vezes e prefeito de Manaus outras três. O outro – David Almeida (Avante) exerceu por apenas quatro meses um cargo majoritário, o de governador interino, após a cassação de José Melo (PROS). O primeiro está literalmente no final da carreira. Disputa certamente a sua última eleição, aos 81 anos. O segundo decepcionou-se em 2018, quando sequer conseguiu ir ao segundo turno, atropelado pela onda Wilson Lima (PSC). Mesmo assim, obteve mais de 400 mil votos – metade deles na capital – e se credenciou para a atual disputa. Está apenas começando a carreira, no que diz respeito a cargos majoritários. E quer se tornar um “cacique”, embora diga que está na campanha para combate-los. Neste domingo (29), os cidadãos da metrópole verde vão decidir se o passado ainda será presente ou se o futuro vai despontar. Vale muito a decisão. A depender dela, o futuro político do Estado pode ser redesenhado.

PESQUISAS

Todas as pesquisas divulgadas no segundo turno colocam David Almeida na liderança da corrida, ao contrário do que ocorreu no primeiro turno. Ocorre que estes levantamentos estão totalmente desacreditados. Nenhuma empresa acertou sequer o resultado da chamada pesquisa de boca de urna este ano. Por isso, as coligações dão tudo na reta final, prevendo uma disputa acirrada.

GUERRA RELIGIOSA

David Almeida é adventista e teve a adesão em massa de lideranças evangélicas no segundo turno. Os católicos se dividiram, mas os umbandistas decidiram abraçar a campanha de Amazonino Mendes, por entender que o fundamentalismo evangélico pode lhes causar problemas a partir da eleição do ex-deputado.

DICAS

Contratar seguro viagem, circular com pouca quantidade de dinheiro em mãos e portar GPS são algumas dicas essenciais para quem deseja viajar. Seja no Brasil ou no exterior, os cuidados pessoais com segurança devem ser prioridade. Por isso, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista e a Polícia Turística do Amazonas elencaram o que não pode faltar na hora de viajar.

INOVAÇÃO

Nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, a Superintendência da Zona Franca de Manaus promoverá, no Centro de Biotecnologia da Amazônia, o “I Encontro de Empreendedorismo e Inovação da Amazônia”, com o objetivo de realizar uma grande mostra com os principais projetos, produtos e serviços em Biotecnologia e Tecnologias de Informação e Comunicação em desenvolvimento na região. 

AGROTÓXICOS

Visando coibir a venda de agrotóxicos e produtos de origem animal ilegalmente no Amazonas, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas cadastrou e renovou novas revendas agropecuárias e empreendimentos de origem animal no Serviço de Inspeção Estadual. Ao todo, 11 revendas para a comercialização de agrotóxicos foram renovadas durante este ano, e seis novas foram registradas na agência.

PESQUISAS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado lançou a segunda Chamada do Programa CT&I nas Emergências de Saúde Pública no Amazonas – Covid 19 (PCTI-EmergeSaúde/AM), para apoiar pesquisas no combate ao novo coronavírus e nas consequências da pandemia no estado. O anúncio foi feito pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, durante live de lançamento.

SANGUE

Na semana em que foi comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas registrou uma queda de 7,5% em doações de sangue, no período de janeiro a novembro deste ano. A redução é atribuída à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que afetou os estoques de todos os bancos de sangue do país.

DESTAQUE

O Corpo de Dança do Amazonas, companhia artística do Governo do Amazonas, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, foi selecionado no ‘Prêmio Festival Funarte de Acessibilidança 2020’.  O concurso, que tem abrangência nacional, premiou 25 propostas, destinando R$ 31,2 mil a cada uma, em um total de R$ 810 mil em investimentos. O objetivo é valorizar e fortalecer a expressão da dança brasileira e possibilitar a democratização, inclusão e acessibilidade do segmento. 

FRASES

Amazonino

“Dediquei, no mínimo, a metade da minha vida pelo meu povo. Pois outra vida daria de novo.” Amazonino Mendes (Podemos), candidato a prefeito de Manaus

“Em um ano ninguém mais lembrará dos caciques”. David Almeida (Avante), candidato a prefeito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar