Pesquisar
Close this search box.

O novo estudante e o novo mercado

A cada geração, o mercado de trabalho sofre significativas mudanças e alguns fatores, como a pandemia, aceleram o processo natural de evolução dos ofícios que envolvem alterações nas relações de trabalho, o emprego da tecnologia e de inteligência artificial em diversos setores e o surgimento de profissões. O mercado de trabalho exige que todos os profissionais estejam cada vez mais aptos a se adaptarem a estas evoluções e às novas tecnologias que poderão subsidiar a atuação no futuro. Facilitando o processo de escolha dos futuros alunos, as instituições de ensino superior oferecem atualmente dezenas de opções para graduação. Os estudantes de hoje encontram, desde os cursos mais tradicionais, como Direito, Administração, Engenharias e os cursos na área da saúde, até os novos como Empreendedorismo. “O estudante que encontrar um direcionamento, uma referência que possa abrir a mente para o que ele pode enfrentar no mundo lá fora, será um profissional mais capaz, com habilidades que farão com que ele se diferencie neste novo mercado de oportunidades”, explica Elaine Oliveira, Especialista em Gestão de Pessoas e de Negócios.

VOTO CONTRÁRIO

O deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) anunciou que votará contra à emenda inserida na MP 1063/21, que dispõe da implantação de bombas de autoatendimento nos postos de combustíveis no Brasil. De acordo com o parlamentar, a medida, a curto prazo, vai extinguir cerca de 500 mil empregos e deixará muitas famílias em situação vulnerável.

FRONTEIRA

Com objetivo de alinhar estratégias de combate aos crimes fronteiriços e fortalecer parcerias de segurança nacional e internacional, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, esteve no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). No município, o secretário reuniu com policiais civis e militares, bombeiros militares, policiais federais, Exército Brasileiro, além da Marinha e Forças Militares da Colômbia, em Letícia.

SATÉLITE

A Escola Estadual Osmar Pedrosa, localizada na zona norte de Manaus, é a única instituição pública da Região Norte selecionada para a fase final da Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI, a nível de Ensino Fundamental. A disputa nacional busca promover experiências teóricas e práticas multidisciplinares, que incluem projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições dos ensinos Fundamental 2, Médio, Técnico Profissionalizante e Universitário.

TERCEIRA DOSE

A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para a população de 70 anos ou mais foi intensificada em Manaus, durante mais uma edição do mutirão Vacina Amazonas. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto orientam que a vacinação deste grupo está voltada apenas para quem tomou a 2ª dose há mais de seis meses, até 31 de março deste ano.

ALTERNATIVA

Taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas, que integram parcela de profissionais fortemente afetados pela crise econômica decorrente da pandemia e pelos sucessivos reajustes de preços dos combustíveis, serão os beneficiados pela nova edição da campanha “Faça a Conta. Use GNV!”. Iniciativa do Governo do Estado por meio da Companhia de Gás do Amazonas, a campanha visa a concessão de R$ 1 milhão em incentivos para ampliação da frota local de veículos convertidos a gás natural veicular e regularizados.

PLANEJAMENTO

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas apresentou o seu Planejamento Estratégico para o quadriênio 2021-2024. Intitulado “Um Caminho para Todas e Todos”, o planejamento partiu do diagnóstico que apontou pontos fortes e fracos da Defensoria, feito a partir de entrevistas com assistidos e membros de outras instituições, além de pesquisa com defensores, defensoras, servidores e gestores do órgão, com o objetivo de orientar as ações que devem ser empreendidas nos próximos anos. 

“PUXADINHO”

O juiz Marcelo da Costa Vieira aceitou os argumentos do vereador Amom Mandel (sem partido) e Rodrigo Guedes (PSC) e barrou a construção da obra do prédio anexo II da Câmara Municipal de Manaus, o chamado “puxadinho”. Na decisão o juiz afirma que os argumentos usados pelos parlamentares são suficientes pra barrar o editore licitação. 

ESTUDO

O estudo “Acesso à agua nas regiões norte e nordeste do brasil: desafios e perspectivas” coordenado pelo Instituto Trata Brasil, que está sendo conduzido em parceria com a Águas de Manaus, tem por objetivo identificar os principais desafios e necessidades do abastecimento de água em áreas rurais e em pequenas localidades urbanas das regiões Norte e Nordeste do País, bem como as organizações, modelos e iniciativas exitosas (públicas e/ou privadas) nesse campo para essas regiões.

SANÇÃO

O governador Wilson Lima sancionou a Lei Nº 5.604, que regulamenta o Serviço Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas. A medida marca um momento histórico para o estado pois, apesar dos rios serem os principais meios de locomoção da população, principalmente no interior, o setor nunca havia sido regulamentado. A lei, de autoria do executivo, foi aprimorada pela Assembleia Legislativa do Amazonas e construída com o apoio de todos os deputados.

CÂNCER INFANTIL

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas realiza nesta segunda-feira (20), na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, uma ação de sensibilização contra o câncer infantojuvenil, que é considerado a primeira causa de óbitos na faixa etária de 0 aos 19 anos. A iniciativa faz parte da campanha nacional Setembro Dourado. A entidade vai realizar ações de distribuição de folhetos informativos sobre diagnóstico precoce e realização de atividades interativas com cerca de 30 crianças que estão em tratamento no Hemoam.

FRASES

“Recebo essa homenagem com o coração cheio de alegria, mas precisamos segurar as emoções.” Saul Benchimol, empresário homenageado na Assembleia Legislativa com a Medalha Ruy Araújo

bosco

“Não é hora de cortar emprego no Brasil.” Bosco Saraiva (Solidariedade), deputado federal, colocando-se contra projeto que implanta bombas de autoatendimento em postos de combustível

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar