Pesquisar
Close this search box.

O mais longevo político amazonense

O mais longevo político amazonense

Desde 1983 (há 37 anos) Amazonino Mendes, hoje com 80, exerce cargos públicos no Amazonas. É recordista absoluto de mandatos de governador – foram quatro, sendo um deles reduzido – e empata com Arthur Virgílio Neto (PSDB) como o político que mais vezes cumpriu mandato de prefeito da capital – neste caso a diferença é que o tucano foi eleito três vezes, enquanto o “Negão” foi indicado uma vez e eleito outras duas. Se tivesse vencido as três eleições que perdeu – uma para prefeito de Manaus em 2004 e duas para governador, em 2006 e 2018 –, o veterano cacique teria um recorde impossível de ser batido, pelo menos nas próximas duas gerações. Ele já é o político mais longevo do Estado. E desembarca em Manaus esta semana disposto a disputar mais uma vez a eleição para prefeito de Manaus, depois de receber a liberação dos médicos que o submeteram a uma bateria de exames em São Paulo nos últimos dois meses. A chegada dele abre oficialmente a temporada de caça aos apoios para a formação das chapas que concorrerão ao cargo, provavelmente em novembro.

LAUDOS

Um novo decreto do Governo do Estado, de 22 de junho de 2020, prorrogou até o dia 30 de setembro deste ano, o período de vigência dos laudos técnicos de inspeção das empresas incentivadas do Polo Industrial de Manaus. O decreto também autoriza a emissão de laudo técnico sem a realização de inspeção in loco, desde que a empresa comprove as operações por meio de registro fotográfico.

BAIXOU

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor realizou pesquisa semanal de preços de combustíveis em 56 postos de Manaus. A ação apontou que a média de preço atual da gasolina comum na capital é de R$ 3,96. No entanto, o menor valor da gasolina comum registrado nesta quinta-feira foi de R$ 3,67 em postos da Cachoeirinha e Raiz. O mesmo preço também foi verificado na comercialização da gasolina aditivada.

HÍBRIDAS

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas instituiu, por meio do Ato n° 011, a realização daS Sessões Plenárias em regime híbrido, nas quais os deputados que optarem por participar das reuniões regimentais dentro do Plenário Ruy Araújo poderão fazê-lo, obedecendo as regras de impostas pelos órgãos de saúde. As sessões híbridas começarão a partir do dia 7 de julho.

OLHO NELE

O Ministério Público do Amazonas instaurou um procedimento investigatório criminal, para apurar suposta ilegalidade da Polícia Civil do Amazonas, que estaria mantendo o salário de delegado da Polícia Civil do Amazonas a Gustavo de Castro Sotero, mesmo após ter sido condenado a 30 anos e 2 meses de prisão por homicídio. O delegado foi condenado pelo Tribunal do Júri, em novembro de 2019, pelo assassinato do advogado Wilson Justo Filho.

PREGÃO VIRTUAL

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas publicou o edital do primeiro leilão de veículos de 2020. Serão leiloados 1.032 veículos, sendo 965 motocicletas e 67 carros. A visita aos lotes será aberta ao público a partir na segunda-feira (29), devendo porém ser agendada, devido à pandemia do novo coronavírus. Também por causa da Covid-19, o pregão será virtual.

REABERTURA

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania anunciou a reabertura de todas as unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão do Estado na segunda-feira (29). Os espaços vão reabrir seguindo todas as medidas de segurança da Organização Mundial da Saúde contra o novo coronavírus (Covid-19).

MILHO

No Amazonas, a produção de milho verde apresentou um crescimento de 42% em 2019, se comparado ao ano anterior. Em 2018, o estado produziu mais de 1,3 milhão de mãos (cada ‘mão’ equivale a 50 espigas) de milho verde e, no ano passado, a produção foi de 1,9 milhão. Esse aumento é resultado de investimentos do Governo do Amazonas em políticas públicas, resultando na adoção de tecnologias nas práticas de cultivo, distribuição de sementes e assistência técnica qualificada.

RECICLAGEM

Os professores, pedagogos, gestores e coordenadores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto podem se inscrever nos cursos on-line na plataforma Escolas Conectadas, até o dia 7 de julho. Neles serão abordados conteúdos que apoiam os educadores no desenvolvimento de suas carreiras e na aprendizagem dos estudantes. A formação é on-line, com duração que varia de 25 a 50 horas, totalmente gratuita e certificada por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.

FRASES

“Quem sabe, não vamos ser um grande centro de exportação para o mundo.” Joelson Silva (Patriota), presidente da Câmara Municipal de Manaus, animado com a retomada das obras na BR-319

“Está de parabéns a Sefaz pela arrecadação.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual de oposição, falando da arrecadação do Estado, que segundo ele cresceu este ano, apesar da pandemia

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar