Pesquisar
Close this search box.

O investimento na contratação

O recrutamento é o ponto mais importante para a organização e todos sabemos disso, porém a maioria dos gestores sempre visando à redução de custo com a seleção de profissionais não leva tão a sério o processo. E faz o recrutamento de qualquer forma e, normalmente, o profissional que faz o recrutamento na organização tem outras atividades, gerando uma série de falhas no processo. A falha mais comum é a falta de retorno ao profissional que participa do processo e não é comunicado que não passou para a próxima etapa. Essa, sem dúvidas, é uma das maiores falhas porque o candidato fica a deriva sem saber o que ocorreu, pois não é dado o feedback ao profissional.

Quem decide a contratação
Na maioria dos casos a seleção pode ser avaliada de forma indevida, e aqui gostaria de destacar a falta de tempo dos selecionadores. Afinal, conforme relatado no parágrafo anterior o mesmo tem outros atributos e acaba realizando o processo seletivo correndo e perdendo a qualidade, pois não possui tempo para verificar nas empresas anteriores como foi o desempenho do profissional, o real motivo de seu desligamento, que tipo de resultado ele gerou para as empresas por onde passou. Enfim, o tempo é fator primordial para qualidade do recrutamento.
Outro ponto importante observado à medida que tenho recebido inúmeros questionamentos de profissionais seniores é a questão de logo no primeiro contato serem recebidos por analistas juniores. Os próprios profissionais acreditam que são descartados logo no primeiro contato por falta de uma avaliação mais profunda. Tem sido grande o número de e-mails com esses questionamentos, esses profissionais gostariam de ser avaliados por alguém com mais experiência na área, inclusive que fossem avaliados através do processo de seleção por competência, onde poderiam mostrar seu potencial e conhecimento em sua área de atuação.

O barato sai caro
A maioria das empresas que seleciona profissionais dessa forma, normalmente, são as empresas que têm maior rotatividade em seus quadros, e o pior é que os gestores dessas organizações não fazem as contas do custo do entra e sai de profissionais na organização, portanto recomendo ao pessoal de finanças que façam as contas do custo mensal e anual com essa forma de atuação na contratação. Percebo que existem profissionais que em menos de três meses deixam as empresas, agora perceba o tempo que foi destinado para triagem dos currículos, para entrevistar os profissionais, para aplicação de testes, para checagem nas empresas por onde passou o candidato, e claro o investimento financeiro na contratação e… pouco tempo depois ele deixa a organização. Aí, precisamos fazer outra conta que é a rescisão do contrato de trabalho, momentodo custo final, ou seja, uma contratação desse tipo tem um custo intangível, porque a imagem da empresa fica fragilizada e os profissionais acabam comentando com os seus colegas mas próximo sobre o modelo de gestão da empresa.

Pequenos detalhes fazem a diferença
Quando digo que pequenos detalhes fazem toda a diferença, significa dizer que devemos realmente estar atentos aos elevados custos nas contratações e também as demissões, quero dizer, com o entra e sai de profissionais em curto período de tempo na organização. Cabe destacar que a grande maioria não faz essa conta e por esse motivo aumenta o custo da empresa e muitas vezes fica procurando em que departamento pode reduzir os custos, e notadamente na área de recursos humanos é possível reduzir o custo com as contratações.

Porque terceirizar
Hoje, as consultorias de recursos humanos já possuem no escopo de seus serviços, a terceirização em vários seguimentos, recrutamento e seleção, cargos e salários, administração de pessoal e folha de pagamento. A terceirização permite a organização um grande ganho, já que a empresa fica com o foco no negócio. Porém é perceptível que alguns gestores têm dificuldade em aceitar o serviço de terceirização e o fato é muito simples, e

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar