Pesquisar
Close this search box.

O gás ocupando espaço

O Amazonas lidera o ranking nacional de competitividade da tarifa de gás natural, em vigência, voltada ao segmento Comercial. A informação consta na última edição do Boletim Mensal de Acompanhamento de Indústria de Gás Natural divulgado pelo Ministério de Minas e Energia ). O comparativo considera um universo de 19 concessionárias de gás natural de todas as regiões do país. A liderança no ranking nacional de competitividade tarifária tem tido reflexos positivos no processo de expansão da parcela da população beneficiada com o consumo do gás natural no Amazonas. Prova disso são os números crescentes de comercialização do GN no estado. Dados recentes divulgados pela Cigás indicam que, de janeiro a julho de 2021, o volume de gás natural demandado pelo segmento Comercial registrou crescimento de 41,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. O volume médio comercializado foi de 2,8 mil m³/dia no período. Atualmente, a Cigás possui contrato de fornecimento do insumo com mais de 160 estabelecimentos comerciais. Hotéis, supermercados, restaurantes, panificadoras, academias, lavanderias estão entre os empreendimentos que consomem gás natural fornecido pela Companhia. 

TARIFA SOCIAL

A Águas de Manaus anunciou ontem que vai ampliar o acesso à Tarifa Social Manauara, alcançando 400 mil pessoas. Para essas famílias, o valor da conta não será reajustado até o final do ano. E ainda pode sofrer abatimento de 50%. A concessionária vem sendo cobrada pela Prefeitura para tomar estas medidas.

LIVRAMENTO

O Ministério Público do Amazonas, por meio da 50ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, instaurou Inquérito Civil para apurar suposto desmatamento de 5 mil metros quadrados em área apontada, inicialmente, como de assentamento do Instituto Nacional de colonização e reforma agrária, e, depois identificada como área particular conhecida como Comunidade Nossa Senhora do Livramento, no Tarumanzinho.

CARAVANA

sudam
Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima (PSC) participou ontem da caravana “Sudam nos Estados. Representantes da autarquia estão percorrendo as nove capitais da região para ouvir demandas e divulgar os instrumentos de incentivo da autarquia. A ideia é reunir informações para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros segmentos aos recursos federais. 

COMITIVA

Em atendimento a convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, uma comitiva da Suframa cumprirá agenda técnica nas cidades de Campinas e Piracicaba-SP, no período de 30 de agosto a 1º de setembro. Na programação estão previstas visitas à instituições de renome e referência nas áreas de inovação e agronegócios. A comitiva será liderada pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin.

EMPREENDEDORAS

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa realizará a terceira edição da “ExpoMulher”. O projeto que incentiva o empreendedorismo feminino através de feira criativa com representantes de diferentes segmentos vai acontecer de 1º a 3 de setembro, das 9h às 17h, no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, no Centro), com acesso gratuito mediante carteira de vacinação com ao menos a primeira dose. 

REMO

Esporte náutico que tem história no Amazonas, o remo foi bastante disseminado no século passado, com direito a regatas nas águas escuras do rio Negro e competição acirrada entre amazonenses, portugueses e alemães. E parte da história do esporte, que remonta aos faraós na sua origem, é desenhada para compor uma das intervenções do projeto “Nosso Centro”, às margens do rio, na rua Bernardo Ramos com a avenida 7 de Setembro, Centro, o Mirante da Ilha.

SAÚDE

fcecon
Foto: Laís Pompeu/FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas foi selecionada para participar do projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde. Durante dois anos, as Unidades de Terapia Intensiva de 204 hospitais selecionados em todo o Brasil serão acompanhadas por unidades de saúde que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, consideradas de excelência no país. 

GRANJAS

Os integrantes do Conselho Estadual de Regulação e Controle dos Serviços Públicos aprovaram a Resolução que facilita o cadastro e a autorização das operadoras para prestar o serviço de transporte rodoviário intermunicipal coletivo de passageiros no estado. Na prática, a medida diminuiu o número de documentos que devem ser apresentados pelas empresas que operam com ônibus, micro-ônibus e automóveis categoria aluguel dentro do modal. 

FRASES

david

“Manaus é uma cidade que respira folclore.” David Almeida (Avante), prefeito, sobre live que substituiu o Festival Folclórico da cidade

guedes

“O problema é que eu falo muito.” Paulo Guedes, ministro da Economia, desculpando-se de algumas declarações recentes

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar