Pesquisar
Close this search box.

O gás avança em Manaus

O uso do gás natural registra crescente participação no Amazonas. Indústrias, estabelecimentos comerciais e empreendimentos residenciais são os segmentos que apresentam maior expansão da demanda pelo combustível, fonte de energia mais limpa do que os demais combustíveis fósseis. No primeiro trimestre deste ano, a Companhia de Gás do Amazonas, concessionária do serviço público de distribuição de gás natural no estado, alcançou a marca de 5.326 unidades consumidoras contratadas. Até março do ano passado, eram 3.031 unidades – um crescimento de 75,7%. Dentre as principais razões apontadas para o aumento da procura pelo insumo, destacam-se a economicidade e a disponibilização do combustível nas diversas zonas da cidade de Manaus. Conforme levantamento deste mês de abril, disponível no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural, o aproveitamento do insumo pode render economia de até 54% para as indústrias, se comparado com outros combustíveis. Atualmente, 52 empresas do Polo Industrial de Manaus já usufruem do gás natural em seus processos fabris.

NO COMÉRCIO

No caso de empreendimentos comerciais, como restaurantes, academias, lavanderias e supermercados, a redução nos custos com os sistemas aquecimento de água, cocção de alimentos e, inclusive, climatização de ambientes a gás natural, atinge até 47%. Já as famílias que consomem GN em suas residências chegam a economizar 46%, segundo informações da ANP.

HOME OFFICE

Mais de um ano após a implantação do Plenário Virtual, o Tribunal de Contas do Amazonas superou a marca de 4,5 mil processos julgados em sessões 100% virtuais. Desde o início da pandemia do novo coronavírus os trabalhos da Corte de Contas foram integralmente adaptados para o modelo home office, a fim de evitar a propagação do vírus, e dessa forma foram julgados mais de 3,6 mil processos até o fim do ano passado e quase mil processos até meados de abril deste ano.

QUEM CHEGA

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas e o Ministério do Turismo inauguram, nesta sexta-feira (23), a segunda etapa do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, zona oeste da cidade. A cerimônia deve contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

DESENVOLVIMENTO

wilson
Foto: DIEGO PERES

O governador Wilson Lima (PSC) reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Luiz de Lima, para alinhar ações para o desenvolvimento do Amazonas. O encontro aconteceu no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), no bairro São José 1, zona leste de Manaus, intermediado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antonio Silva. 

PROTETORES

Neste dia 21 de abril, quando é celebrado o Dia do Policial Civil e Militar, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas ressalta a importância desses profissionais para o atendimento ao turista no estado. A Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista e a Polícia Turística do Amazonas atuam em parceria diretamente com os turistas nacionais e internacionais. No Amazonas, os visitantes podem realizar o Boletim de Ocorrência on-line em até 109 idiomas, há três anos.

CRUZEIROS

manauscult
Foto: Matheus Dácio/Manauscult

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos promoveu um encontro virtual com as secretarias integradas ao trade turístico, para discutir a Temporada de Cruzeiros 2021/2022, que pretensamente será realizada período pós-pandemia. A reunião aconteceu via Google Meet, com transmissão pelo Instagram do Viva Manaus.

HOMENAGEM

Para comemorar o Dia do Índio, celebrado na segunda-feira (19), a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania inaugurou, no shopping Sumaúma, na Cidade Nova, zona Norte, a exposição fotográfica “O Protagonismo Indígena em Manaus”. São 51 fotografias que retratam cenas do cotidiano indígena, valorizando os costumes e tradições daqueles que vivem no contexto urbano da capital. As imagens fazem parte do acervo da Semasc e de organizações parceiras.

NA MARRA

Pessoas do povo abriram “na marra” ontem o viaduto Isabel Ribeiro, na entrada do conjunto Manôa. A obra ainda não havia sido liberada pelas autoridades do trânsito, depois das adaptações impostas pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, mas vários motoristas passaram a usar a nova pista, que não apresentou mais os problemas de inclinação de antes.

FRASES

Péricles

“O movimento positivo do Governo Federal precisa ser reconhecido.” Delegado Péricles (PSL), deputado estadual, justificando projeto de sua autoria que concede o título de Cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

“O povo do Amazonas não merece passar esse vexame.” Sinésio Campos (PT), deputado estadual, criticando aprovação de homenagem a Bolsonaro

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar