Pesquisar
Close this search box.

O Folclore continua vivo e resistente!

A arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia – CCPA na Bola da Suframa está sendo palco de resistência do folclore, onde grupos representativos do folclore amazonense tem-se apresentado com vibração e empolgação nos espetáculos a parte. O público vibra a cada entrada desses grupos no solo sagrado do folclore, onde outrora, em tablado armado naquele local foi palco de muitas emoções.

O público a cada noitada se expressa de forma vibrante e participativa nas promoções relâmpagos com sorteios de cortesias e cestas básicas ou demonstram sua alegria nas danças de casais, orientados pelos apresentadores do Festival Kirtk Sahdo e Emanuelle Baíres. O público tem sido assíduo a cada noite com rotatividade em média de 10 mil pessoas.

Nessa quinta-feira (16.06) as apresentações ficaram por conta da Dança Nordestina Bandoleiros do Sertão categoria BRONZE, Quadrilha Cômica João e Maria categoria PRATA, Quadrilha de Duelo Anjos Bandidos Show categoria BRONZE, Dança Internacional Rancho Luso Brasileiro categoria BRONZE, Dança Nordestina Cangaceiros de Juazeiro categoria PRATA. A Ciranda Encanto Cirandeiro categoria PRATA  não compareceu para se apresentar, o que pode acarretar na sua exclusão definitiva do Festival Folclórico do Amazonas, conforme Regulamento do Certame.

A programação do 64° Festival Folclórico do Amazonas segue até o dia 23 de junho com a disputa entre as danças das categorias Prata e Bronze, iniciando as 19h50min. Após um intervalo de 24 a 26 de junho, o Festival Folclórico volta nos dias 27, 28 e 29 com Mostra de danças de acesso. O Festival terá um recesso nos dias seguintes e retorna a partir do dia 10 de julho e se estende até o dia 23 de julho com a disputa das danças folclóricas e dos Bumbás Master A e B, na categoria Ouro.

Quadrilha Cômica João e Maria – Imagem: Francisco Cabral

Quadrilha Tradicional Explosão na Roça do Alvorada

DANÇA NORDESTINA BANDOLEIROS DO SERTÃO – Imagem: Oliveira Junior

A Quadrilha Explosão na Roça do Alvorada foi fundada no ano de 2015 pelas senhoras Aline Saboia e Regiane Sousa, que reuniram um grupo de jovens cheios de energia, boa vontade e comprometimento, para formar uma quadrilha junina com o propósito de conduzir os jovens ao conhecimento da dança popular num ambiente acolhedor e familiar, levando alegria e diversão ao público dos arraiais e festivais folclóricos nas magníficas noites juninas. Aliás, é precisamente por causa do modo animado, alegre e divertido, brincalhão e irreverente de seus integrantes que a quadrilha foi batizada com o nome de “Explosão”. O “Alvorada” é uma homenagem a seu bairro de origem, o Bairro Alvorada, onde a quadrilha sempre contou o apoio e ajuda dos comunitários em suas apresentações.

A Quadrilha Explosão na Roça do Alvorada sustenta consigo muita originalidade em suas coreografias e bastante luxo em suas indumentárias, ou seja, é uma dança viva e moderna em suas músicas e coreografias, mas sempre tendo o cuidado de manter o elo com o tradicional, presenteando o público com uma belíssima apresentação rica em animação pelos brincantes.

Dança Nordestina Cabras do Capitão Rufino

Baseado na saga do destemivel cangaceiro do sertão, foi que no dia 03 de Fevereiro de 1990, jovens, moças e rapazes do bairro São José II, juntaram-se e decidiram fundar um grupo de dança folclórica que refletisse as características dos bandos de cangaceiros do nordeste. O Sr. Valdenilson da Silva Dias, grande baluarte deste grupo, fora o responsável pela coordenação e organização geral do grupo, que recebera o nome de DANÇA NORDESTINA CABRAS DO CAPITÃO RUFINO, e passaram então a reunir-se para realizarem seus ensaios na Quadra da Escola Municipal Antonina Borges de Sá, através da qual representa até o dia de hoje o Bairro do São José II.

A Dança Nordestina Cabras do Capitão Rufino, conseguiu obter, durante uma trajetória de muito trabalho e dedicação em conjunto seus bailarinos, que vão desde crianças a adultos, vários títulos, onde podemos citar os campeonatos do Festival Folclórico do Amazonas de 1990, 1992, 1993, 1996, 2001, 2002, 2004, 2007, 2011 e 2016

COLUNA 2 – DANÇA LUSO BRASILEIRA – Imagem: MARCOS ANTONIO

PROGRAMAÇÃO

18 de Junho – Sábado

Quadrilha Tradicional Manto Azul  – PRATA

Quadrilha Cômica Bagaceiros na Roça – BRONZE

Ciranda Tradição do P10 – PRATA

Dança Nordestina Cabras do Capitão Rufino – PRATA

Quadrilha Tradicional Explosão na Roça – PRATA

Dança Nordestina Cangaceiros de Lampião – PRATA

19 de Junho – Domingo

Quadrilha Cômica Castelo das Loucas – BRONZE

Ciranda Independente da Compensa – BRONZE

Quadrilha Tradicional Pimentinha na Roça – PRATA

Dança Nordestina Cabras do Capitão Galdino – PRATA

Quadrilha Cômica Bibas Boys – PRATA

Dança Nordestina Cangaceiros de Aparício – PRATA

20 de Junho – Segunda-Feira

Ciranda São Sebastião – PRATA

Quadrilha Tradicional Alegria Caipira – PRATA

Dança Nordestina Cangaceiros de Asa Branca – BRONZE

Quadrilha Cômica Papudinhos na Roça – PRATA

Ciranda Tradição da Ciranda – PRATA

Quadrilha Tradicional Explosão de Alegria – PRATA

Nonato Torres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar