Pesquisar
Close this search box.

O choque vai continuar em 2012?

Responsável por organizar a cidade nos seus mais elementares fundamentos, a prefeitura de Manaus lançou em 2011 uma onda de ajustamentos de conduta para as ruas da capital no que diz respeito ao trânsito e ao comércio ambulante. Inúmeras blitze percorreram as vias multando ou recolhendo automóveis estacionados irregularmente bem como autuando vendedores fora do padrão aceitável pelos órgãos de fiscalização sanitária. Apesar das críticas, o Choque de Ordem precisa avançar em 2012 e garantir uma cidade mais humana e democrática para todos.
Qual a próxima etapa do choque? As blitze irão continuar? Quais áreas podem entrar na mira do choque de ordem da PMM? E o Centro?
Segundo assessoria da prefeitura de Manaus, o Choque de Ordem tem caráter pedagógico e foi pensando em uma primeira etapa contemplando alguns bairros da cidade como o Vieiralves e o Parque 10 de Novembro, as intervenções nessas áreas foram fruto de um planejamento. O processo de planejamento escolhe a área que tem necessidade premente e passível de medidas que surtiriam efeito mais imediato e duradouro. São áreas em que a organização do espaço é menos problemática. Existem áreas da cidade que o Choque de Ordem levará muito mais tempo para ser executado. Bairros que cresceram de invasões e que, há décadas, têm seus espaços públicos usados e ocupados de maneira errada. Isso quer dizer que o Choque de Ordem não é uma simples operação policialesca ou punitiva. Na verdade, é a ponta de lança de uma campanha educativa na qual o povo tem de mergulhar de maneira consciente através da assimilação. Nenhuma norma de conduta tem validade sem o reconhecimento do indivíduo. Nesse fim de ano que passou, o Choque de Ordem foi alvo de uma criteriosa avaliação. As primeiras experiências mostram que as medidas são bem aceitas pela população em geral. As reclamações vieram, até agora, de quem estava errado e teve de se enquadrar nas condutas que visam tão somente a convivência ordenada e pacífica entre os cidadãos. Em termos de 2012, as áreas que estão na mira do Choque de Ordem são aquelas em que podem ser reordenadas de maneira mais concreta e eficaz. Isso quer dizer: as áreas de grandes conjuntos como, por exemplo, o Parque 10 de Novembro e a Cidade Nova.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar