Pesquisar
Close this search box.

O caso Enzo

Enzo era gerente de um complexo hoteleiro localizado no interior do estado quando foi convidado por um rico empreendedor para tocar um negócio na capital do Amazonas. A proposta contemplava a possibilidade de o futuro empresário tornar-se proprietário de 40% do capital social assim que cumprisse determinadas metas. Enzo não pensou duas vezes, visto ser aquela a oportunidade da sua vida. Sua rica experiência administrativa fui muito útil naquele momento, mas teve que aprender rapidamente as peculiaridades de uma atividade econômica que seu amigo empreendedor levou muitos anos para dominar. Em poucos dias, Enzo estava comprando, vendendo; administrando com maestria as finanças, seu pessoal, estoque, assuntos organizacionais, questões fiscais, concorrência, mercado etc.
Munido de um entusiasmo fora do comum, sua primeira providência foi conquistar a confiança e obter apoio do seu grupo de colaboradores, conclamando-os a serem solidários num objetivo comum. Enzo tem um forte espírito de humanidade e empatia. Ele sempre disse que a disposição das pessoas está diretamente ligada aos benefícios práticos que poderiam obter. Ou seja, discursos vazios e atitudes demagógicas não seriam capazes de motivar uma equipe e naquele momento era fundamental o comprometimento do seu pessoal. Sua doutrina sempre foi clara e sua ética inquestionável. Mas também nunca aceitou menos que cem por cento de desempenho do seu time campeão. O novo empresário contagiou clientes, colaboradores e fornecedores com o seu carisma acima da média. Com tantas qualidades reunidas em uma só pessoa não foi de espantar que as coisas transcorressem de forma satisfatória desde a fase inicial até o presente momento.
Enzo atua na distribuição de produtos de tecnologia e seu maior volume de clientes é formado por autônomos que oferecem seus serviços a pessoas físicas e jurídicas. Assim como acontece nas outras unidades do grupo econômico, sua empresa possui uma bem estruturada sala onde acontecem treinamentos diários para que os funcionários conheçam bem os produtos que vendem. Esse ambiente é também utilizado para formar profissionais que irão disseminar novas soluções tecnológicas. Os instrutores são oriundos dos grandes centros de tecnologia, tais como São Paulo, Minas Gerais e Paraná. No sentido inverso, vários funcionários graduados viajam para essas regiões a fim de participar de treinamentos nas sedes dos fornecedores das tecnologias que são comercializadas em Manaus. Enzo mantém um diálogo afinado com os seus fornecedores, de quem já conquistou respeito, amizade e cooperação. Conquistou também as mesmas considerações dos seus clientes, visto que a maioria deles elevou seu padrão de vida após a firmação de parceria com a empresa. A principal chave desse estrondoso sucesso foi uma fórmula bem simples: não concorrer com os seus clientes.
Mas não é só isso. Enzo aposta nas pessoas e espera muito delas. Por isso todos se esforçam para não decepcioná-lo. Enzo promove muitas festas; na sua empresa nunca falta suco, café e água gelada. Aos sábados é oferecido um farto café regional onde clientes e funcionários se regalam com a grande variedade de petiscos. Na empresa tudo é comemorado, tudo é vibrante, bonito e organizado – parece um mini-shopping. Enzo disponibilizou um local na sua empresa com mesa, telefone e fax onde qualquer cliente o utiliza para fazer negócios.
Enzo resgatou o grupo empresarial de uma precipitada curva descendente; inaugurou quase que simultaneamente uma unidade do negócio em Boa Vista e outra em Porto Velho. Também, foi decisivo na implantação da loja de São Luís/MA. A média de faturamento mensal da sua empresa (Manaus) no primeiro ano foi de sessenta mil reais e sete anos depois alcançou a incrível cifra de mais de um milhão de reais por mês sem nunca ter utilizado capital de terceiros. Os feitos de Enzo são revestidos de cores épicas e sua capacidade de realização é inesgotável. Enzo se nutre da força das pessoas à sua volta porque sabe extrair o melhor que elas podem oferecer. O sucesso de todos é fruto dessa simbiose. Destaca-se aqui o importantíssimo apoio da sua esposa nessa jornada de conquistas e muito trabalho.

Reginaldo Oliveira

é consultor empresarial, palestrante, professor do ensino superior e especialista em capacitação profissional nas áreas de ICMS Básico e ICMS Substituição Tributária
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar