Pesquisar
Close this search box.

O bairro feito de conjuntos

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1SEM/02Fevereiro/15/PG6ZCOfoto1FOTOROSANGELAFRANCA.jpg

O bairro Planalto é o único bairro da zona Centro-Oeste de Manaus que não surgiu através de invasões.  Formado por conjuntos habitacionais, o bairro mantém um padrão na qualidade de vida de seus moradores, apresentando infraestrutura bem organizada.

Sendo considerado um bairro de classe média e média-alta, em seu planejamento habitacional é visível áreas verdes bem definidas, com avenidas largas e ruas bem traçadas, características ausentes nos outros bairros adjacentes.

De acordo com o último censo (2010), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do bairro é de 16.283 habitantes, distribuídos numa superfície de 426 hectares e integram os conjuntos Jardim Campos Elíseos I, II e III, Flamanal, Jardim Belvedere I e II, Jardim Vista Bela, além do conjunto Jardim de Versalles.

Segundo o Instituto Municipal de Planejamento e Informática (IMPLAN), o complexo habitacional do bairro Planalto possui tipologia diferenciada por ter origem de ocupação residencial, com casas de alto padrão imobiliário. 

Fazendo limite com os bairros Lírio do Vale, Nova Esperança, Tarumã, Alvorada e Redenção, o Planalto possui uma localização privilegiada, próxima das grandes avenidas que cortam a cidade, permitindo aos seus moradores facilidade no deslocamento.

O Planalto tem ligação direta com a Avenida do Turismo (bairro Tarumã), através da Avenida do Futuro que permite acesso rápido ao complexo turístico da Ponta Negra e ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Luiz Cativo é morador e vendedor no bairro

As vias principais do bairro são largas com recapeamento forte, porém as ruas internas dos conjuntos não são apresentáveis conforme denuncia do morador Luiz Cativo, 71, morador do Conjunto Belvedere. “Todas as ruas internas dos conjuntos estão deterioradas e precisa de manutenção, a prefeitura precisa dar atenção ao bairro nesse sentido”, reclama o idoso.

Entre outras reclamações dos comunitários está a falta de segurança que registra um grande índice de assaltos a residências e a pedestres, segundo os registros da 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) que tem intensificado o patrulhamento na área para inibir ações dos criminosos.

De acordo com o ajudante de mecânico Edmilson José, 45, a segurança no bairro já foi pior. “Agora nos sentimos mais seguros, tanto ao transitar pelas ruas quanto no interior dos empreendimentos, pois o policiamento tem sido mais presente com rondas diárias”, enfatiza  Edmilson.

Apesar da área ser residencial, o bairro apresenta diversificação comercial com padarias, mercados, agências lotéricas, pizzarias, restaurantes, lanchonetes e um shopping center que atende às necessidades dos moradores. 

O comerciante Pedro Ferreira, 57, que gerencia uma panificadora dentro de um dos conjuntos do bairro, afirma que o negócio de panificação na redondeza é rentável pois os produtos podem ser vendidos um pouco mais caros, já que os moradores da região têm poder aquisitivo mais alto, conclui o gerente.

Já para animar a cena noturna, tanto dos moradores quantos dos visitantes dos bairros adjacentes, ocorrem as programações diversificadas dos botecos e bares como o “Bardot” e o “Lagunas” que oferecem shows musicais e drinks especiais aos seus frequentadores.

Para a prática desportiva e lazer do público jovem, o bairro conta com campos de futebol e quadras poliesportivas para a realização de exercícios físicos aos comunitários que buscam uma vida mais saudável.

No quesito religioso, os moradores católicos devotam à padroeira do bairro que é a Nossa Senhora da Mãe de Deus (Mãe da Amazônia), cuja paróquia fica localizada no Conjunto Jardim de Versalles. Entre as festividades religiosas a igreja realiza encontro de jovens, catequeses e arraiais. Uma característica marcante que difere a imagem da santa padroeira das demais é o traço indígena, ao contrário das outras imagens sacras que possuem feições de madonas louras com olhos azuis.

CURIOSIDADE:   Uma característica marcante que difere a imagem da santa padroeira Nossa Senhora da Mãe de Deus , das demais é o traço indígena ao invés das outras imagens sacras que possuem feições de madonas louras com olhos azuis.

INFOGRÁFICO:

NOME: Planalto

ÁREA: 5,1411

FUNDAÇÃO: 1974

POPULAÇÃO: 16.283 habitantes

ELEITORES: 7.201

CARACTERÍSTICA PECULIAR: O bairro do Planalto foi o único na zona Centro-Oeste a não ser originado de invasão

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar