Pesquisar
Close this search box.

O ano Legislativo ainda não terminou

As duas principais Casas Legislativas do Estado já encerraram as atividades do ano, mas duas matérias em especial indicam claramente que 2013, para vereadores de Manaus e deputados estaduais, ainda vai continuar. Na Câmara Municipal, a denúncia do advogado Félix Valois, sobre extorsão praticada por quatro vereadores contra um empresário, por conta da revisão do Plano Diretor, ficou no ar. O presidente da comissão especial criada para investigar o caso, Mário Frota (PSDB), anunciou que vai convocar o denunciante em 2014, mas não fixou data. Até lá, receberá forte pressão para desistir da idéia. Na Assembleia Legislativa, a denúncia do Ministério Público contra o ex-presidente Ricardo Nicolau (PSD), por superfaturamento em obras de sua gestão, ficou no vácuo. Todas a atenções estão voltadas agora para o Tribunal de Justiça, que já adiou duas vezes o julgamento do processo decorrente do caso. Enquanto estes dois casos não tiverem um encaminhamento satisfatório, vereadores e deputado não poderão comemorar o final do ano legislativo.

STANFORD

Estudantes da Universidade de Stanford, da Califórnia, Estados Unidos, que cursam o segundo ano do curso de MBA em Administração de Empresas, estiveram em Manaus durante a semana, junto com representantes do Centro de Inovação Social da instituição, para conhecer iniciativas de cunho econômico, social e ambiental, com a finalidade de analisar de que forma o país pode manter o ritmo de crescimento econômico e inclusão social. O vice-governador José Melo ministrou palestra sobre os investimentos do Estado em setores básicos.

INOCENTE

O ministro José Antônio Dias Toffoli, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez com que o final de ano do deputado Belarmino Lins (PMDB) seja bem mais tranquilo. Em decisão monocrática, rejeitou recurso especial interposto pelo Ministério Público, que tentava reverter decisão do pleno da Justiça Eleitoral do Amazonas, que havia aprovado as contas do parlamentar referentes à campanha de 2010. O procurador Edmilson Barreiros pedia, inclusive, a cassação do parlamentar.

DE VOLTA

A primeira dama Nejmi Aziz reapareceu em grande estilo no final da semana, comandando, em clima de celebração natalina, ação do Fundo de Promoção Social do Governo do Amazonas, que beneficiou crianças carentes da capital com mais de 300 mil brinquedos da campanha “Natal da Solidariedade”. As doações aconteceram em 144 lugares de todas as zonas da capital.

DESPEDIDA

O testemunho de ex-dependentes químicos, emocionados com a saída da dependência das drogas, marcou a homenagem com a entrega do Diploma de Mérito da Cidade de Manaus, ao coordenador da Fazenda da Esperança Dom Gino Malvestio, padre Anderson Joaquim Carvalho Fontes, 43. Há oito anos em Manaus, o padre se despede da cidade para uma nova missão a ser cumprida em Minas Gerais, para onde embarca em janeiro de 2014.

HISTÓRIA

O livro Bombeiros do Amazonas, de autoria do Coronel Roberto Mendonça, acaba de ser lançado. A obra faz uma retrospectiva da história da corporação, desde a fundação, em 1876, até a sua desvinculação da Polícia Militar do Amazonas, em 1998.

VINHO DO PORTO

O tradicional brinde com vinho do Porto encerrou as atividades da Associação Comercial do Amazonas durante a semana. Entre os que ergueram as taças estavam o vice-governador José Melo e o ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, convidado de honra do “Porto de Honra” e futuro candidato a deputado federal.

OS JOVENS

A empresária Maria das Graças Santos, que acaba de emplacar sua linha de produtos naturais, reclamou, durante evento na Assembleia Legislativa, que faltam pessoas capacitadas da área de saúde para assessorar e chancelar empresas como a dela. Representante da Associação de Jovens Empreendedores do Amazonas, ela ressaltou a mudança de visão dos jovens em relação ao empreendedorismo. Atualmente, cerca de 19,2% de empresas que surgem no Brasil têm, proprietários com idade entre 25 e 34 anos.

RÁPIDO

O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheiro Josué Filho, não está para brincadeira. Ele agendou para o dia 16 de janeiro a primeira sessão ordinária e administrativa do ano de 2014. No período de recesso do TCE-AM, que vai do dia 23 de dezembro de 2013 ao dia 12 de janeiro de 2014, setores estratégicos vão funcionar normalmente.

ELEIÇÃO

A eleição para a formação da lista tríplice que balizará a escolha do novo defensor público geral do Amazonas será realizada no dia 24 de janeiro, conforme determina resolução publicada na última terça-feira (17), no “Diário Oficial do Estado”, pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas. O defensor público que pretender candidatar-se à eleição deverá apresentar seu requerimento de habilitação à Comissão Eleitoral até às 17h do dia 23 de dezembro.

BALANÇANDO

Está balançando a licitação que vai escolher as três novas agências de publicidade responsáveis pela administração da conta da Prefeitura de Manaus. Ações judiciais ameaçam interromper o processo. O mesmo já ocorrera no último ano de gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar