Pesquisar
Close this search box.

O abacaxi ganha o mundo

Em 2020, o abacaxi de Novo Remanso, comunidade agrícola do município de Itacoatiara (localizado a 270 km de Manaus), ultrapassou as fronteiras brasileiras e abasteceu a Espanha e a Bélgica. A encomenda de cinco contêineres pelos países europeus representou um alívio para os agricultores, que enfrentavam sucessivos cancelamentos de encomendas, mas o contrato internacional foi interrompido por causa do prolongamento da pandemia. Agora, os empresários retomaram as negociações e contam com perspectivas de exportar, ainda no segundo semestre deste ano, para clientes cobiçados, como a gigantesca China. As empresas amazonenses, que operam com a venda do abacaxi em forma de polpa, recebem há dois meses consultoria virtual da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a fim de identificar potenciais compradores internacionais para os frutos amazônicos.

ISENÇÃO

O vereador William Alemão (Cidadania) propôs ao executivo municipal, por meio de indicação, a regulamentação do parágrafo quinto, do artigo 261, da Lei Orgânica do Município de Manaus ), com o objetivo de assegurar ao representante legal, tutor ou curador das pessoas com deficiência, a isenção no pagamento das tarifas de transportes coletivos. A proposta assegura a esses cidadãos e cidadãs, o acesso a uma carteirinha própria ou integrada a dos favorecidos, para que possam utilizá-la normalmente dentro dos veículos, em qualquer dia ou horário, durante as atividades realizadas em prol dos referidos beneficiários.

“VERDADEIRO AMOR”

A cantora que viralizou pelo WhatsApp com a “música do amigo” Tesouro Maior (Alceu Maia e Lu Carvalho), e que já encantou Manaus cantando com a OCA, no Teatro Amazonas, lança mais uma música da parceria que envolve o desembargador Flávio Pascarelli e o músico Paulo Onça. “Verdadeiro amor”, da dupla de compositores, tem um verso inspirado em Clarice Lispector.

INTERNACIONAL

Atual presidente da Reunião Anual da Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas (GCF Task Force, na sigla em inglês), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou que a reunião anual do colegiado, formado por 38 governadores de 11 países, será em fevereiro de 2022, em Manaus. O encontro estava previsto para 2020, mas foi adiado por conta da pandemia de Covid-19.

CÂMERAS

O combate à criminalidade em Manaus pelas forças de segurança tem sido reforçado com o investimento em câmeras inteligentes, por meio do programa Amazonas Mais Seguro. Até o momento, cerca de 150 equipamentos já estão em atividade pelo chamado Cerco Inteligente de Videomonitoramento, dando suporte em ocorrências policiais como roubos de veículos, furtos e apreensões. 

COMO FUNCIONA

As câmeras inteligentes estão integradas ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. Os equipamentos são capazes de processar dados e fazer pesquisas em tempo real sobre veículos roubados, furtados, clonados ou com qualquer tipo de restrição. A tecnologia reforça o trabalho das forças policiais na solução de diversos delitos, facilita abordagens e prisão de pessoas em conflito com a lei. 

INVESTIGAÇÃO

O Governo do Amazonas está intensificando as investigações dos casos de rabdomiólise registrados em nove cidades, por meio de uma grande força-tarefa com especialistas de diversas pastas da esfera estadual. No final de semana equipes de profissionais foram acompanhar in loco a ocorrência de casos em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), cidade com maior número de casos da doença, para identificar causas e formas de combate.

PREVENÇÃO

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas promoveu reunião com representantes de órgãos municipais para debater o planejamento do poder público em relação ao enfrentamento dos impactos da cheia no ano de 2022. O encontro se configura como medida preventiva para que os órgãos possam dar melhor assistência à população. O subdefensor geral do Estado, Thiago Rosas, ressaltou que o diálogo busca a construção de soluções tendo como base os desafios da maior cheia da história de Manaus, registrada neste ano. 

BRIGA BOA

A progressão de regime do delegado Gustavo Sotero, que assassinou o advogado Wilson Justo nas dependências de uma casa noturna, ainda vai dar muito pano para as mangas. Os colegas da vítima prometem não descansar enquanto não devolverem o assassino ao regime fechado. Ele foi colocado no semi-aberto na semana passada, acompanhado com tornozeleira eletrônica.

FRASES

manaus

“O Brasil é ignorante sobre sua região mais promissora.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), ex-prefeito de Manaus, sobre a Amazônia

“É um grito em favor da vida, da democracia e da justiça social.” Zé Ricardo (PT), deputado federal, sobre o Grito dos Excluídos, promovido pela Igreja Católica neste 7 de setembro em Manaus

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar