A proposta é tentadora: quem não quer inserir alguns alimentos na dieta e, em vez de engordar, perder calorias? Pois é. Parece mentira, mas não é! Os alimentos termogênicos agem nas células e faz com que haja uma produção maior de energia em forma de calor, o que acelera a queima de gordura.
A nutricionista Mariana Andrade, explica que as pimentas, chá-verde, chá-mate, café, gengibre, mostarda, soja, cúrcuma e suco de uva, além de outros, são os alimentos que têm esse poder.
Segundo Mariana, as pimentas contêm o composto chamado capsaicina. “Ele é o grande responsável pelo efeito termogênico. A capsaicina favorece um aumento na mobilização de gorduras e diminuição da massa de tecido adiposo. Todas as pimentas vão proporcionar esse efeito, sendo malagueta, rubra (conhecida como biquinho, que arde bem pouco) ou pimenta preta (melhor moída na hora), mas as que possuem maior ardência normalmente possuem maior concentração de capsaicina”, explica.

Chás e suco de uva
Já o chá-verde, além de conter cafeína, também carrega um grupo de polifenóis chamados de catequinas. “As catequinas são os principais compostos que atuam no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista.
E o chá-mate também entra no grupo de alimentos a favor da dieta. Mariana explica que a cafeína e outros compostos ajudam na termogênese. “A erva mate aumenta a produção de GLP-1, um hormônio fundamental para a termogênese e aumento do gasto calórico. O GLP-1 também aumenta a saciedade após a refeição e controla a liberação de insulina”.
O suco de uva, apesar de ser pouco conhecido para esse fim, tem poder de auxiliar no emagrecimento. “O resveratrol presente na casca das uvas conhecido como protetor do coração é também capaz de aumentar a quebra de gordura e inibir a formação de mais gordura no tecido adiposo”, explica Mariana. Além da uva, a canela e o açafrão também ajudam a inibir a formação de gordura.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email