Pesquisar
Close this search box.

Números que impressionam

Nos oito primeiros meses deste ano, o Amazonas registrou um aumento de 15,1% no serviço de primeiro emplacamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas. De janeiro a agosto foram 38.383 veículos emplacados no estado; no mesmo período de 2020, foram 33.345. Mesmo em pleno período de pandemia. De janeiro a agosto deste ano, o serviço de primeiro emplacamento na capital amazonense chegou a 31.423 novos veículos e, no interior, a 6.960. Comparando com o ano passado, que teve 28.310 registros em Manaus e 5.035 no interior, o crescimento chegou a 15,1%. Na comparação mês a mês entre 2020 e 2021, março de 2021 se destacou positivamente, com um total de novos emplacamentos 35,4% maior do que no mesmo mês do ano passado. Em números reais, foram registrados 5.346 novos veículos em Manaus e 601 no interior, totalizando 5.947. Já no mesmo mês do ano passado, foram 3.740 na capital e 651 veículos emplacados no interior, somando 4.391.

MESA REATE

A Suframa sediou ontem, em seu auditório, a Mesa Reate do Amazonas, ação do Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres. O Amazonas é o quinto Estado a receber o fórum criado pelo Ministério de Minas e Energia para discutir, com órgãos de todas as esferas públicas e privadas, soluções para a cadeia produtiva de petróleo e gás natural.

PASSO IMPORANTE

Durante a solenidade de abertura do evento, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, destacou a iniciativa como um importante e necessário passo para o Amazonas diversificar sua matriz econômica, potencializar a produção local de gás e petróleo, além de criar condições estruturantes para a industrialização de fertilizantes, como um dos principais vetores derivados. 

CONVITE

A Suframa e o Centro de Biotecnologia da Amazônia  convidaram a imprensa para, no dia 5 de outubro, participarem de uma agenda de integração sobre bioeconomia amazônica e as atividades realizadas no CBA. A iniciativa visa a promover maior interlocução entre o Centro e os meios de comunicação e, para tanto, serão apresentadas as atividades em desenvolvimento no CBA e toda estrutura do Centro.

EMPREENDERORISMO

Entre os dias 20 e 28 de novembro, o Instituto Êxito de Empreendedorismo realiza a terceira edição do Summit Êxito de Empreendedorismo, o maior congresso de empreendedorismo, inovação e marketing digital do Brasil. Este ano, o evento contará com mais de 150 palestrantes que abordarão temas sobre tecnologia, mercado, negócios, carreira, desenvolvimento pessoal e profissional, finanças, entre outros. O Summit será, mais uma vez, 100% digital e gratuito. As inscrições já estão abertas. 

MEDIÇÃO ELETRÔNICA

De forma pioneira, o Tribunal de Contas do Amazonas implantará o projeto-piloto do software de auditoria de medição eletrônica da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. Na próxima semana, técnicos da Atricon, entre eles os conselheiros Sebastião Macedo (TCE-ES), Edilson Silva (TCE-RO) e Jaylson Fabiahn L. Campelo (TCE-PI), estarão em Manaus para implantar o software e treinar a equipe de técnicos da Corte de Contas do Amazonas.

REUNIÃO

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, reuniu-se com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, e com membros do CNS e do Conselho Estadual de Saúde. O CNS cumpre agenda nesta semana em Manaus para fortalecer o controle social e participar da assinatura de um termo de cooperação de conscientização e combate à hanseníase no estado.

AVANÇOS

Durante o encontro, o secretário de Saúde do Amazonas apresentou a redução nos indicadores da pandemia no estado, o avanço da vacinação contra a Covid-19 a partir dos mutirões da campanha Vacina Amazonas, na capital e no interior, e as ações de ampliação da oferta de consultas, exames e cirurgias, que fazem parte do Programa Saúde Amazonas.

COLETA

Para garantir que o estado permaneça livre de febre aftosa, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas está realizando uma nova coleta sorológica em bovinos de 6 a 24 meses de idade de 43 municípios pertencentes ao Bloco II do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa. A estimativa é que sejam coletadas 4 mil amostras.

ASTRONOMIA

Setenta estudantes da rede estadual receberão, hoje, medalhas pela participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia, promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira e Agência Espacial Brasileira. A entrega será realizada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, durante evento em alusão aos mil dias do Governo Federal, na sede da Suframa.

FRASES

decreto

“Nós estamos entre os primeiros no que diz respeito à regulação do gás, e tudo isso dá uma segurança e uma tranquilidade aos investidores que têm interesse em vir para o estado do Amazonas.” Wilson Lima, governador do Amazonas

“Retomar os jogos com público em Manaus é muito importante por causa do sofrimentos que vocês passaram e nós acompanhamos.” Juninho Paulista, coordenador de eventos da Confederação Brasileira de Futebol

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar