Número de passageiros no aeroporto deve ter aumento no feriado

Os aeroportos em todo país estão preparados para a movimentação do Dia da Independência, feriado de 7 de setembro. Entre os dias 3 e 8 de setembro o terminal aeroportuário Eduardo Gomes deve receber mais de 47 mil passageiros. De acordo com a Infraero, a estimativa de movimentação representa um aumento de 75% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou pouco mais de 27 mil entre chegadas e partidas com voos comerciais regulares.  Os números da Infraero coincidem com a demanda dos amazonenses que estão de malas prontas para embarcar.

César Augusto de Oliveira, jornalista e servidor público, 48, faz parte da fatia dos viajantes que tiveram os planos de viagem arquivados em razão da pandemia. “Eu estava em viagem de férias quando a pandemia começou a se espalhar por transmissão comunitária. Tive que voltar para Manaus antes do tempo. Estava em Curitiba. Foi uma experiência traumática porque estavam cancelando tudo”, conta ele. 

Ele diz que este ano tinha programado para março e maio, mas como a situação continuou complicada e ainda não havia chegado a vez dele de vacinar, cancelou novamente. 

Com destino para Vitória e Aracajú ele embarca para passar 12 dias.E diz estar seguro com todos os protocolos de saúde. “Estou vacinado com as duas doses e mesmo assim mantenho os cuidados de uso de máscaras e álcool em gel, sem ir para aglomerações. Então tenho uma boa expectativa porque para essa viagem contratei passeios já verificando a atitude do prestador de serviço quanto aos protocolos. Além do mais, nunca fui de viajar para ir a lugares cheios, tipo shoppings e shows e casas noturnas. Então estou bem tranquilo quanto a isso. Já comprei máscaras descartáveis e álcool em gel suficiente”.

A  empresária do setor e diretora de emissivo da Abav-AM  (Associação Brasileira de Agência de Viagens do Amazonas), Cláudia Mendonça, afirma que a projeção da Infraero reflete na demanda por pacotes para o período. “O dinamismo na vacinação encorajou não somente os brasileiros, mas em especial os amazonenses. Realmente as pessoas estão almejando bastante esse tempo para relaxar. Isso é muito bom para a retomada do segmento, sabendo sempre que a gente precisa colaborar com o alerta que todo mundo tem que ter de continuar com todos os cuidados e fazer aquela linha para incentivar todo mundo a se vacinar”, atenta Cláudia Mendonça. 

A estimativa da empresa considerou as programações informadas pelas empresas aéreas e comparou o estimado para 2021 com o mesmo feriado de 2020, quando houve redução nas atividades em função da pandemia de COVID-19.  

Movimento em todo país

Entre embarques e desembarques o volume será 130% maior em relação ao movimento do ano passado, quando 298 mil pessoas embarcaram e desembarcaram nos terminais da empresa, entre os dias 4 e 9 de setembro. Estão previstos também 5,4 mil pousos e decolagens no período, número 102% superior em relação aos 2,6 mil voos realizados em 2020.  

Ainda conforme o levantamento, os dias de maior movimento deverão ser a sexta-feira (03), com mais de 146 mil passageiros e a quarta-feira (08), com 138 mil passageiros, datas em que se concentram as saídas e os retornos do feriadão. 

Viagem segura

A Infraero trabalha para que passageiros, empresas aéreas e demais funcionários e frequentadores tenham tranquilidade nos aeroportos. Para isso, a empresa tem adotado as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos dentro dos terminais, que estão sinalizados e têm veiculado mensagens audiovisuais. Essas recomendações também estão no site da Infraero.  

Além disso, é recomendado que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.  

Também foram reforçadas as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária. O objetivo é manter os níveis de conforto e a segurança de passageiros, operadores aéreos e demais usuários dos aeroportos.  

O atendimento e as orientações aos viajantes também contam com os “amarelinhos” da Infraero: funcionários de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” estarão usando equipamentos de proteção individual e prontos para auxiliar as pessoas que chegam e partem nos terminais.  

Guia do Passageiro 

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser conferidas nas orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A página traz informações sobre oferta e compra de passagem, documentos para embarque, orientações em caso de atraso, cancelamento e preterição, acessibilidade, entre outras.  

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email