Número de falências registra alta de 18,9% em agosto

O número de empresas que tiveram falência decretada teve alta de 18,9% em agosto frente julho, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado na segunda-feira, 6.
No total, foram 63 decretos no mês, sendo 55 de micro e pequenas empresas, cinco de médias e três de grandes.
Também houve alta no índice de falências requeridas. No mês passado, foram 186 pedidos de falência, 5,1% a mais do que em julho. Deste total, 119 foram feitos por micro e pequenas empresas, 46 por médias, e 21 por grandes.

Desaceleração econômica

De acordo com economistas da Serasa, as elevações verificadas na relação mensal -tanto nas falências decretadas como nos pedidos de falência-, se devem “à desaceleração econômica no segundo trimestre e ao impacto da elevação dos juros no capital de giro”.
Na comparação de agosto deste ano com o do ano passado, as falências decretadas e requeridas apresentaram queda. Houve uma diminuição de 4,5% no número de decretos, e de 11,4% no de requerimentos.
“Em agosto de 2009, apesar do país já ter saído da crise econômica internacional, os indicadores de insolvência ainda eram elevados, o que justifica a queda verificada”, apontam os economistas.
Em relação às perspectivas, os analistas acreditam que se for confirmada a expectativa de um bom final de ano para o comércio e a indústria, deve haver uma maior redução na insolvência dos negócios.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email