A Corte de Contas tem qualificado ainda mais o corpo técnico com o ingresso de novos servidores admitidos no concurso público de 2021. Esse foi um dos motivos para o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, renovar a validade do certame até o final de 2025.
Inicialmente oferecendo 40 vagas para auditor técnico de controle externo em diferentes áreas, o concurso público já foi responsável por permitir o ingresso de mais de 90 novos servidores aprovados, convocados de acordo com a classificação obtida no certame.
A prorrogação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico de 5 de outubro de 2023, e estendeu a validade do certame por dois anos. Agora, os aprovados na lista de espera têm a chance de serem convocados até outubro de 2025 (Edital nº 03/2021) e dezembro de 2025 (Edital nº 02/2021).
“Com a prorrogação, possibilitamos dar posse aos aprovados e garantir a constante renovação do quadro técnico da Corte de Contas”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.
Esforços valorizados
Buscando reconhecer os esforços e proporcionar um ambiente de trabalho confortável, a gestão do TCE-AM promoveu uma série de reajustes visando o bem-estar do servidor e a eficiência econômica à administração pública.
Uma das conquistas mais notáveis no último ano é o aumento no valor da pecúnia, que subiu de R$ 1.400,00 para R$ 1.900,00. O reajuste é especialmente significativo, já que não acontecia há mais de sete anos.
Outro benefício oferecido ao servidor foi a transição do plano de saúde conveniado, permitindo ao funcionário a escolha por um plano de maior cobertura, com uma contrapartida descontada do salário, que representa, também, a responsabilidade financeira da gestão.
Os servidores ainda foram beneficiados com pagamentos de indenização de 1/3 de férias, licenças especiais, concessão de data-base, pecúnias e produtividade, e aumento no valor das diárias para o interior e fora do estado, garantindo que os servidores sejam justamente compensados pelos trabalhos.
Teletrabalho para aumento da produtividade
Após o período conturbado da pandemia, onde as atividades passaram por adaptações para a manutenção do funcionamento à distância, os aprendizados pela alta gestão do TCE-AM possibilitaram um avanço no que diz respeito à produtividade.
A experiência abriu caminhos para institucionalização do teletrabalho no âmbito da Corte de Contas, ocorrida por meio da Portaria nº 13/2022, publicada no Diário Oficial Eletrônico do dia 13 de janeiro de 2022.
Com o novo modelo de trabalho, as possibilidades de trabalho dos servidores foram ampliadas, promovendo a cultura de cumprimento das metas e apresentação de resultados independentes da localidade dos serviços prestados.
Para garantir tais objetivos, a Comissão de Apoio ao Teletrabalho acompanha e orienta os servidores que tenham a concessão para tal atividade, instruindo dos procedimentos necessários e acompanhando o desempenho de cada servidor participante, conforme metas estabelecidas à respectiva função.