Pesquisar
Close this search box.

Novidades no Shin Suzuran

Novidades no Shin Suzuran

Shin Suzuran (rua Itanana, 100 – Vieiralves), 42 anos depois e o restaurante de comida japonesa mais antigo de Manaus, já na terceira geração da família, não para de inovar no cardápio.

Hiroya Takano veio ainda criança, com oito anos de idade, para Manaus, junto com a família, no início da década de 1960. O restaurante começou com seus pais, ele o herdou e agora passa o bastão para o casal de filhos Hiroya Adriano e Hiroko Adriana, mas continua ativo, se dedicando a criar e inovar na cozinha.

“Há cerca de um ano desenvolvi o karasumi amazônico. Depois de pesquisar as ovas de vários peixes de nossa região, descobri que a ova da pescada tem o sabor bem parecido com a ova da tainha, o peixe de oceano, que no Japão é utilizada para preparar o karazumi, um prato tradicional de lá”, contou.

No país oriental o preparo do karasumi consiste em salgar a ova da tainha, prensá-las e secá-las, geralmente ao sol. Mas existe toda uma técnica milenar nesse preparo, inclusive com o uso de saquê para curar o peixe. Também o prato é servido acompanhado dessa bebida.

“O karasumi é uma entrada, servida em fatias finas. Devido o trabalho que dá o seu preparo, é uma entrada cara em qualquer restaurante do mundo”, adiantou.

Hiroya agora se dedica a finalizar o caviar amazônico, que será lançado neste próximo ano.

Durante o isolamento social, Hyroia ficou em casa pesquisando as ovas de jaraqui, tambaqui, tucunaré e bodó para criar o caviar amazônico.

“O que caracteriza o caviar é o sabor da ova do esturjão. Com o trabalho que realizei com as ovas de alguns dos nossos peixes, e utilizando uma técnica que aprendi com minha mãe, fiz com que essas ovas, que já são bem saborosas, ficassem com o sabor parecido com o do caviar”, revelou.

Hyroia adiantou que o karasumi já está sendo servido no Shin Suzuran, quanto ao caviar amazônico pode ser solicitado que ele prepara porções especiais para o interessado.

O Shin Suzuran funciona diariamente, das 12h às 15h e das 18h às 22h. Informações pelos: 3584-4429 e 3343-4468.

Começo do ‘Pagode Saideira’

Para quem gosta de inauguração, a pedida de hoje a noite é o lançamento do ‘Pagode Saideira’, às 19h, no tradicional Olímpico Clube (av. Constantino Nery esquina com o Boulevard Álvaro Maia). O evento terá a participação dos grupos Estrelas, Pagode in Casa, Grupo Papo Reto, Pagode a Bessa, e nos intervalos entra o DJ Klismann. O ingresso para a inauguração custará R$ 20, mas quem adquirir antecipadamente pagará apenas R$ 10. Informações: 9 8823-5930 e 9 9426-1654.   

Violino, viola e violão

Idealizado por Bárbara Soares, a ‘Mostra de Música Criança Talento’ apresenta recitais erudito-infantil protagonizadas por alunos de violino, viola e violão. Hoje serão realizados dois recitais, às 18h e às 19h, na Galeria do ICBEU (av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro). O espaço tem capacidade para 60 pessoas sentadas. A Mostra é inteiramente gratuita e com classificação livre para todas as idades. O local de apresentação tem facilidades para pessoas com deficiência física e idosos, e mantém os protocolos de segurança contra a pandemia. Informações: 3198-7100.  

Persona non grata

Dando continuidade à programação do Festival Varilux de Cinema Francês, o Cine Casarão (rua Barroso, 279 – Centro) exibe às 16h30 o filme ‘Persona non grata’, do diretor Roschdy Zem. José e Maxime são amigos e sócios minoritários numa empresa de construção que enfrenta dificuldades. Diante da necessidade de defender seus interesses, eles tomam uma decisão radical. Um segredo sombrio passa, então, a unir o destino dos dois. Quando começam a vislumbrar um futuro melhor, um estranho personagem entra em suas vidas. Informações: @casaraodeideias

Rock e lanches no Porão

E quem reabriu as portas com toda força, agora com o proprietário vereador, foi o Porão do Alemão (av. São Jorge, 1986 – São Jorge), a casa de rock mais autêntica da cidade. Nesta sexta-feira, a partir das 18h, sobem ao palco do templo do rock a N69, com a vocalista Nay Souza cantando acústicas, e em seguida a Firewall, com quase 20 anos de estrada e com a característica de sempre apresentar um tributo ao Guns n’ Roses. Além de muito rock, o Porão do Alemão também faz delivery de lanches. Informações: 9 8450-4040.

Vencedores em exposição

Continuam em exposição na galeria Palácio das Artes, localizada no Millennium Shopping, os quadros vencedores do II Salão Tucuxi de Pintura – Novos Talentos: ‘Luar na vila’, de Graça Castro, o grande vencedor do Salão; ‘Vitória régia’, de Isaías Flores; e ‘Minha infância’, de Neilon Batista. Ao lado dos três vencedores está o quadro ‘Mamãe passeando’, de Larissa Kanzler, que recebeu a Menção Honrosa pela sua obra. As visitas são gratuitas e todos os quadros, como os demais da galeria, estão à venda. Informações: 9 8182-6390.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar