Pesquisar
Close this search box.

Novembro vai ter Festival de Parintins 2020

Novembro vai ter Festival de Parintins 2020

As festas comemorativas de Santo Antônio, São João que incorporaram à temporada junina em todo o país, têm suas peculiaridades na cidade de Parintins (369 km de Manaus), a festa de boi-bumbá entre outros folguedos juninos como, quadrilhas, bois mirins e arraial em escolas e comunidades rurais. Essa festa é a mais aguardada nesse mês pelos moradores da ilha Tupinambarana que ajudam na produção do magnífico Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais preservadas da América Latina ha mais de cem anos.

A festa popular, prevista para novembro/2020, gira em torno da disputa das apresentações de Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho), realizado no último final de semana do mês de junho, no Bumbódromo, construído em 1988 especialmente para o evento Desde 1965 os três dias de disputa dos bumbás eram realizados em quadras desportivas, estádio de futebol e tablados com estrutura de madeira. O mega evento atrai mais de 100 mil turistas para cada temporada. O Bumbódromo, um teatro de arena que comporta 35 mil espectadores. Aatrai para a cidade milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, bem como a transmissão ao vivo pelos canais de televisão. Nesse teatro a céu aberto é onde ecoa das galeras os gritos de guerra por seus bois favoritos, lembrando que quando um se apresenta o outro permanece em total silêncio em respeito ao contrário.

Para notabilizar tantas conquistas, em 18 de março de 2012, Parintins foi declarada “Capital da Cultura e do Folclore do Estado do Amazonas”, cujo projeto de Lei foi de autoria do deputado Tony Medeiros. Em 21 de dezembro de 2017 mais um reconhecimento da importância da manifestação folclórica parintinnense, o presidente da Republica, através do projeto de lei nº 5.609/16, de autoria do senador Omar Aziz, decreta “Parintins, Capital Nacional do Boi-Bumbá”. É inegável a importância turística e cultural dessa grande festa folclórica, única, numa ilha que envolve todos os seus moradores, artistas, produtores, dançarinos, compositores, artesãos, hoteleiros, chefes de cozinha, pescadores, produtores rurais, dentre outras especialidades que contribuem efetivamente para conceber esse grande espetáculo, bem como patrocinadores de marcar nacionais e internacionais e investidores que sempre acreditaram no potencial da festa.

Não há como negar a importância turística e cultural das festas juninas para o nosso estado, e, principalmente o Festival Folclórico para o município de Parintins. No mês de Junho é um período marcado pelo aumento de turistas e, por consequência, emprego e renda crescem junto. Desde o início das festividades, em 30 de abril de 2020, a programação tem sido cumprida à distância, com envolvimento de uma grande gama de shows, lançamentos de CD, Alvorada festiva, Boi de rua, e muito mais. Tudo ficou estagnado para o cumprimento dos protocolos relativos ao Covid-19, quando as aglomerações foram proibidas pelo governo em função do contágio pelo novo coronavírus.

Enquanto não é definida a data oficial do evento, a direção artística dos bumbás produzem lives de artistas, além de manifestações isoladas nas redes sociais em datas comemorativas de grande importância para Caprichoso e Garantido, a fim de atender as expectativas dos torcedores espalhados pelo mundo inteiro.Neste sábado direto do Bumbódromo terá as duas nações azul e vermelha

O otimismo toma conta de todos que produzem o Festival Folclórico de Parintins. Projetos de Arena prontos. Gravação de toadas 2020 prontas. Para o conselho de arte só está faltando os artistas e suas equipes entrarem nos galpões para a construção das belíssimas alegorias e indumentárias que enchem os olhos de encantamento aos milhares de expectadores da grande festa de da Ilha Tupinambarana.

Fórum debate impactos no turismo religioso

Os roteiros de fé e peregrinação são fortes incentivadores de pequenos negócios e investimentos, movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões do país. O Brasil conta com diversos eventos e atrativos religiosos que arrematam multidões e há casos em que duas ou mais religiões se misturam num mesmo evento. Se fizermos um tour pelo turismo religioso no Brasil, vamos perceber a diversidade de opções que o país oferece.

Os impactos do novo coronavírus no Turismo Religioso foi tema da 4ª edição do Fórum Nacional, no dia 24/6, com transmissão no facebook e youtube, reunindo membros da academia, jornalistas e empresários do principal setor do país. De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, anualmente são feitas 17,7 milhões de viagens domésticas movidas pela fé.

“Tradição e Raiz” com Grupo de Toada

Os grandes clássicos do Festival de Parintins, das toadas antológicas que animaram as alvoradas do Boi Garantido e os bois de rua do Bumbá Caprichoso. Composições que marcam a memória e a vida de muita gente. A live é hoje (25,6) a partir das 17 horas com o grupo ‘Toada de Roda’ com o tema “Tradição e Raiz”, que será transmitida pela Tv Encontro das Águas, a página do Grupo Toada de Roda, Encontro dos Povos e outros canais envolvidos com a cultura local.  A Vila Bulcão, as margens do Rio Amazonas, no centro da cidade de Parintins é o local para essas recordações marcantes de várias gerações.

Como atender o consumidor do futuro

De acordo com a WGSN, as empresas devem simplificar o processo de compra, tanto nas lojas quanto on-line, para tornar as vendas mais fluidas. Outra tendência de empresas inovadoras é investir em eventos de compras transmitidos ao vivo para promover as vendas e estimular o interesse em plataformas sociais. Além disso, os varejistas que disponibilizarem plataformas que permitam compras e entregas coletivas atrairão mais o público, assim como as marcas focadas nas entregas hiperlocais.

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar