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Novas empresas, crédito e IPI aquecem varejo na internet

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A entrada do Wal-Mart e Casas Bahia, junto com o fortalecimento das operações do Ponto Frio, Extra e Magazine Luiza, aqueceram o mercado de vendas por meio da internet no primeiro semestre deste ano, levando o setor a registrar um crescimento de 25% no faturamento, segundo estimativa da Câmara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) e a e-bit, empresa de monitoramento de e-commerce. A retomada das condições de financiamento, a queda do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca e a agressiva política de preços no ambiente virtual também ajudaram a puxar o resultado. Os números da área vem superando com larga margem os do varejo físico, setor que cresceu 10,3% até maio (último dado disponível).
No primeiro semestre, o desempenho das vendas na internet superou projeções iniciais das empresas de monitoramento que esperavam um faturamento bruto de R$ 4,5 bilhões (alta de 20%), mas já admitem que esse valor poderá atingir, pelo menos, R$ 4,75 bilhões (25%).
“A concorrência e o ingresso de novas empresas estimularam as vendas no canal internet”, destaca o diretor executivo camara-e.net, Gerson Rolim. Segundo pesquisa da e-bit, a intenção dos consumidores em adquirir produtos na internet no terceiro trimestre é a maior para este período do ano desde 2006, quando o levantamento passou a ser realizado.
O diretor-geral da e-bit, Pedro Guasti, destaca que o aumento das vendas dos produtos da linha branca contemplados pela redução do IPI proporcionaram à categoria subir da quinta para a terceira colocação no número de pedidos por meio da internet, desde que a medida entrou em vigor no mês de abril.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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