Nova postura do consumidor junto a finanças será tema

Para falar sobre finanças pessoais, a palestrante do 130° Encontro com Notáveis será a jornalista Mara Luquet, que é autora de livros como “O assunto é dinheiro” e “Tristezas não pagam dívidas”. “A intenção é mostrar como o seu relacionamento com o banco interfere na sua vida financeira”, destacou a especialista, que participa do evento que acontece na quinta-feira, 24, no Studio 5, localizado na avenida General Rodrigo Otávio, no Distrito Industrial, zona sul.
Ela comenta que nunca o país viveu um momento econômico tão propício quanto agora. “E com essa estabilidade trouxe ao brasileiro possibilidades que antes não existiam, como maior transparência, a facilidade de mudar de banco, de obter crédito e até mesmo investir, podendo inclusive comprar ações via internet, sem sair de casa”, afirma a palestrante.
Luquet lembra que a população já passou por momentos muito difíceis, em que o brasileiro, na década de 1980 e início dos anos 90, precisava sobreviver com taxas de inflação altíssimas, que chegavam a ultrapassar 80% ao mês. “E isso exige uma nova postura do consumidor, para que ele saiba usufruir melhor do seu dinheiro”, aponta.
Outro tema abordado por ela será o dos bancos públicos e privados que anunciaram nos últimos dias a redução das taxas de juros e quem tem dívida pode renegociar essas taxas e pagar menos. A especialista aconselha ao consumidor buscar ter controle de todos os gastos bancários. “Checar o preço de tudo no banco, desde tarifa, juros até investimentos”, indica a jornalista, que acredita que desta forma ele entenderá melhor quais são as melhores escolhas de bancos e possibilidades de investimentos.

Nível de inadimplência

De acordo com a coordenadora do encontro, a psicóloga Ana da Luz Monteiro, a escolha da temática, pela Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), se deu devido ao crescente nível de inadimplência do brasileiro, no ano passado. De acordo com a pesquisa do Serasa Experian, o número de devedores aumentou 21,5% em relação a 2010, sendo a maior elevação desde 2002, quando marcou 24,5% na comparação com o ano anterior.
Monteiro ressalta ainda que a entidade se deu conta de que por causa dessa inadimplência a produtividade dos colaboradores tem sido afetada. “E paralelamente o governo adotou um conjunto de medidas financeiras que afetam o bolso do trabalhador, como por exemplo, a mudança dos juros ligados ao cartão de crédito e financiamento da casa própria”, disse a coordenadora.
Ela ressalta que a palestrante dará dicas de educação financeira e como organizar suas contas com disciplina, determinação e organização. “Entre elas, trocar dívida do cartão de crédito ou cheque especial por uma do crédito pessoal, em que os juros são mais baixos”, exemplificou Ana.

Encontros contribuem no desenvolvimento

A psicóloga adianta que para o próximo mês, dia 19, a palestrante convidada será Maria Tereza Maldonado, autora de dezenas de livros de psicologia e de relacionamentos humanos, que falará sobre o bom conflito e comunicação não violenta. “A especialista irá abordar como um conflito pode se tornar algo positivo, dependendo como percebemos e lidamos com ele”, informa.
“Muitas vezes provocamos um conflito pela forma que falamos, mesmo estando coberto de razão e através da palestra o participante conhecerá técnicas de como transformar isso em uma situação menos agressiva”, explicou a organizadora do encontro, que acontece desde 1999, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores das empresas que são associadas do Cieam.
São realizadas cerca de dez palestras anualmente. E já participaram grandes nomes, como Roberto Shinyashiki, Reinaldo Polito, Amyr Klink, Leila Navarro, Max Gehringer, entre outros.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email