Em um intervalo de três semanas, a JAC Motors lançou dois modelos elétricos inéditos no Brasil. Estamos falando dos novos e-JS1 e e-JS4 , que se juntam ao catálogo de modelos sustentáveis da fabricante chinesa controlada pelo Grupo SHC.
Segundo a JAC Motors, o e-JS1 será o segundo carro dos proprietários, com a proposta de ser utilizado por toda a família para ir ao supermercado, academia ou faculdade. O e-JS4, por sua vez, tem o objetivo de ser o único modelo da família, ainda que a marca entenda que o público alvo tenha ‘bala’ para ter mais de um carro. Conversamos com o presidente da marca, Sergio Habib, para entender mais sobre o posicionamento para 2021.
Podemos dizer que a JAC Motors inicia seu terceiro ciclo desde sua chegada. Quando estreou no Brasil em 2011, a fabricante tinha a proposta de oferecer modelos mais equipados que a concorrência em valores competitivos. Era possível comprar um JAC J3 completo pelo preço de um Volkswagen Gol de entrada, por exemplo.
Em 2017, a marca parou de investir em hatches e sedãs compactos e lançou um ‘divisor de águas’ para sua história no Brasil. O JAC T40 chegou para ‘peitar’ os SUVs de entrada que estavam bombando e aumentar o faturamento. O sucesso fez a fabricante cogitar sua nacionalização, mas os planos não avançaram.
A marca ainda importou o SUV médio T60 e o modelo de sete lugares T80, estes com desempenhos mais discretos no mercado.
Produção de carros cai de novo pela falta de semicondutores
Segundo um levantamento mensal feito pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) , pelo segundo mês consecutivo a produção de automóveis recuou no Brasil devido às paralisações de algumas fábricas em função da falta de semicondutores.
De acordo com a entidade, em julho, a produção total foi de 163,6 mil unidades, 2% a menos do que no mês de junho e 4,2% abaixo de julho de 2020. Foi a pior produção para um mês de julho desde 2003.
O mês de julho teve 8 mil licenciamentos diários, pior média em 12 meses. O total de 175,5 mil unidades licenciadas representou queda de 3,8% em relação a junho. O recuo foi ainda mais dramático nas exportações, com 23,8 mil veículos enviados a outros países, volume 29,1% inferior ao do mês anterior.
“Há demanda interna e externa por um volume maior de veículos, mas infelizmente a falta de semicondutores e outros insumos tem impedido a indústria de produzir tudo o que vem sendo demandado, apesar dos esforços logísticos empenhados pelas empresas”, afirmou o presidente da Anfavea , Luiz Carlos Moraes.
GM mostra linha 2022 do Equinox
Depois de confirmar a chegada do novo Bolt EV, a Chevrolet anuncia a chegada do novo Equinox que vem para somar mais dois lançamentos prometidos pela montadora até o fim do ano.
O Equinox é o modelo mais vendido da Chevrolet no mundo e, no Brasil, protagoniza na faixa premium em que ocupa. Destaca-se na categoria pelo maior porte, além do elevado conteúdo tecnológico e dinâmico. Entre outros itens, passará a ter central multimídia com internet a bordo.
Em um vídeo divulgado pela empresa, nota-se uma nova frente com estilo mais arrojado e esportiva. Outro destaque são as rodas exclusivas com detalhes em preto brilhante e cromados que destacam a esportividade do SUV como um todo.
Por falar em esportividade, em outros países, o modelo é oferecido também na versão RS. Resta saber se esse virá ao Brasil, que até então só recebia a versão Premier, com tração AWD e motor 1.5 turbo, a gasolina, com 172 cv de potência.
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