Pesquisar
Close this search box.

Nova escola de gastronomia em Manaus

Com bares, restaurantes e espaços afins se reinventando para o pós-pandemia e apostando no aquecimento dos negócios, a tendência de alta no segmento gastronômico está animando empreendedores, tanto que o professor Marçal Moraes e sua filha, Amanda Moraes, acadêmica do curso de engenharia de alimentos, da Ufam, irão inaugurar no sábado, 19, às 15h, através de uma live, a franquia Escola de Gastronomia Chef Gourmet.

Nos últimos anos, o setor de franquias se tornou a primeira opção para quem tem o sonho de ser dono do próprio negócio. A oportunidade de entrar no mercado com um modelo já consolidado faz com que, cada vez mais, empreendedores adentrem para o ramo de franquia.

“Meu pai, além de ser professor e coordenador do Centro Educacional Adalberto Valle, é um apaixonado por gastronomia, então, tem tudo a ver com a escola que estamos inaugurando. Estou me formando engenheira de alimentos e irei atuar como gestora da Chef Gourmet Manaus”, explicou Amanda.

Amanda Moraes, “esperamos, com a escola, formar mais profissionais para a gastronomia de Manaus” – Foto: Divulgação

Além de Manaus, Marçal e Amanda também são os detentores da franquia em Belém, onde têm como sócio, Valdo Oliveira, diretor do Ietaam (Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia). Na capital paraense a previsão é que a Chef Gourmet seja inaugurada ainda este ano.    

“Vamos oferecer duas categorias de cursos, uma para quem deseja se profissionalizar e outra para quem quer apenas aprender a fazer bons pratos, como hobby. O curso profissionalizante tem a duração de dois anos e, no final, o aluno recebe o ‘Certificado de Chef”, disse.

E ainda tem mais. No primeiro ano o aluno terá aulas de gestão de negócios para que, ao se formar, tenha condições de abrir o próprio empreendimento. No segundo ano as aulas serão de inglês gastronômico, para ele ter a facilidade de se comunicar com clientes estrangeiros e conhecer pratos de outros países.

100% de aulas práticas

A Escola de Gastronomia Chef Gourmet foi idealizada pelo casal Josemar e Thais Lopes, em 2019, na cidade de Jaraguá do Sul/SC. O sucesso do empreendimento foi tão grande que, com menos de um ano, Josemar e Thais lançaram o modelo de franquia. Em apenas oito meses de funcionamento, a rede faturou um milhão de reais. Atualmente a franquia possui doze unidades em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Manaus e Belém serão as primeiras unidades do Norte a receber a escola.

“Constantemente temos notícias de alunos nossos que já estão trabalhando como chefs de cozinha ou puderam abrir o seu próprio negócio. Até mesmo os que procuraram um curso, para aprender apenas por hobby, são muito agradecidos por todo o aprendizado que tiveram na Chef Gourmet”, revelou Josemar.

A metodologia utilizada na Chef Gourmet é baseada em ensinamentos 100% práticos. A estrutura das escolas foi idealizada para proporcionar aulas dinâmicas e focadas para o mercado de trabalho, onde o aluno vivencia o dia a dia da profissão já em sala de aula. Para ministrar os cursos, a rede conta com um corpo docente, composto por uma equipe de professores e chefs atuantes no mercado com formação nacional e até internacional.

A grade curricular da escola possui 24 cursos, alguns inusitados, como ‘Chef cuisine jr.’, direcionado para crianças; ‘Açougueiro profissional’; ‘Etiqueta profissional’; ‘Fotografia gastronômica’; e ‘Operador de caixa’.

“Em Manaus, por enquanto, teremos os cursos de ‘Chef de cuisine’, ‘Cozinha por hobby’, ‘Sommelier profissional’, ‘Bartender’, ‘Gestão de negócios’ e ‘Inglês cultural’, mas pretendemos ampliar essa grade”, adiantou Amanda.

Capacidade para 102 alunos  

A Chef Gourmet Manaus funcionará num espaço de 900 m2. Terá três cozinhas, uma sala para o curso de ‘Sommelier profissional’, e outra para o de ‘Bartender’. Oito professores serão responsáveis por ministrar os cursos. As aulas práticas acontecerão uma vez por semana, com quatro horas de duração, na cozinha, além das aulas teóricas de ‘Gestão de negócios’ e ‘Inglês cultural’.

As aulas práticas acontecerão uma vez por semana, com quatro horas de duração – Foto: Divulgação

“Nossa capacidade inicial será de 102 alunos, todos uniformizados com doma, avental e touca. A ideia é que o aluno já se sinta um profissional desde o começo”, avisou.  

Outro diferencial da escola será ter e manter uma horta onde os próprios alunos serão os responsáveis por plantar e colher os temperos e condimentos que utilizarão durante as aulas.

A inauguração da Chef Gourmet Manaus poderá ser acompanhada em live através do Instagram: @escolachefgourmet.manaus. Estarão presentes os proprietários da franquia, Josemar e Thais, especialmente para o acontecimento.

“Esperamos, com a escola, formar mais profissionais para a gastronomia de Manaus, que está em expansão, e mesmo melhorar as práticas culinárias daquelas pessoas que gostam de fazer seu cardápio particular, em casa, para os amigos e parentes”, concluiu Amanda.

A Chef Gourmet Manaus está localizada na rua Pará, 415 – Vieiralves. Fone para informações: 9 8452-5745.

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar