Pesquisar
Close this search box.

Nova desembargadora toma posse em tribunal

No dia 16 de abril do corrente ano, a juíza Ruth Barbosa Sampaio foi nomeada desembargadora do TRT-11ª (Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região do Amazonas). No dia subsequente durante a sessão do pleno houve a posse em cerimônia simples em rápida decisão, de acordo com a desembargadora.
A nomeação veio por antiguidade num universo em que a mulher vem se destacando pela dedicação à profissão, aos estudos e assim consegue galgar cargos elevados nas cortes de justiça.
No TRT-11ª as mulheres estão presentes em grande número, tanto na primeira instância, quanto na segunda instância, compromissadas com o trabalho, com a sociedade e com o resultado julgado justo e imparcial.
Graduada em Administração de Empresas e em Direito, a desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, vê na vocação sua maior fonte de inspiração. Em 1988 sua escolha foi seguir a carreira de Direito, onde se realizou.
Hoje, após 25 anos de muito estudo e dedicação veio à recompensa. Já convocada há mais de dois anos, apenas aguardava pela vaga que ora coroa uma carreira brilhante de retidão e de fortes desafios na área trabalhista.
O principal desafio é retornar para a antiga sede do TRF-11ª que está em fase de reconstrução devido a um sinistro de incêndio. Despachando em um local improvisado, onde há muitos processos e pouco espaço, a superação está em primeiro lugar e o dever em entregar a prestação judicial à sociedade, mesmo em meio a tantas dificuldades.
O maior volume de processos concentra-se na área de acidentes de trabalho que era da Justiça Comum, mas que passou a integrar a Justiça do Trabalho, segundo Ruth. “Existem muitas ações nessa área, pleiteando danos morais, danos materiais, danos estéticos, muito acidente no trabalho, mutilações e muitas doenças provenientes dos trabalhos repetitivos, há muitas ações nesse sentido”, informa.
Ruth orgulha-se em ter nascido em Manaus, à terra do Sol Nascente, de ares tropicais e o lugar onde conquistou um espaço invejável de retidão e de coragem.
“Este é um momento único na minha vida, de quem luta por um ideal. Eu esperei muito por isso, foram 25 anos trabalhando ali arduamente, e eu só tenho que agradecer muito a Deus por essa benção. Saberei valorizar essa dádiva, intregando a Justiça com celeridade, com honestidade e com coragem para tomar decisões. E o juiz muitas vezes, ele não tem aquela segurança física mesmo, porque as nossas decisões vão de encontro a determinados interesses e nós ficamos num foco de risco. Então na nossa área é preciso muita coragem e hoje eu agradeço pela oportunidade de realizar um sonho de uma vida inteira em que estudei, laborei, agora vou colher e dividir com a sociedade amazonense”, desembargadora Ruth Sampaio Barbosa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar