Pesquisar
Close this search box.

Nova Câmara de Comércio Brasil Portugal para Manaus

O Amazonas passa a integrar a FCPCB (Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil), principal entidade de relações comerciais, industriais, culturais e diplomáticas entre os dois países. A criação e a solidificação da  Câmara de Comércio Brasil Portugal em Manaus  reforça a parceria com a 18ª câmara associada. 

Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, diz que a chegada da mais nova associada é extremamente importante. “Hoje as câmaras de comércio são vistas pelo governo português como entidades capilares para ajudar a desenvolver toda a política de internacionalização do governo. Por isso, para nós, a abertura e a solidificação da Câmara de Manaus tem toda a importância para a dinamização dos negócios entre Brasil e Portugal, seja para os amazonenses que desejam investir em Portugal, seja para os portugueses que desejam investir no Amazonas”. 

A Federação espera fomentar e incrementar os negócios entre os ecossistemas existentes no Amazonas e em Portugal, porta de entrada para a Europa, e acredita que com o know-how de tantos anos da Federação e em conjunto com os outros associados é possível atingir os objetivos. 

Conforme o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Amazonas, Joaquim Silva, a Câmara do Amazonas vem desenvolvendo em parceria com o Governo do Estado iniciativas nos segmentos de Turismo e Piscicultura. A ideia é desenvolver a pesca local trazendo o conhecimento de Portugal para a produção e comercialização dos peixes, para que sejam devidamente tratados e exportados para a Europa.

Armando Abreu, enfatiza sobre a articulação entre a Federação e Portugal voltada ao turismo, um dos segmentos mais afetados durante a pandemia.  “O que nós temos hoje é uma perfeita articulação entre a Federação, as câmaras de comércio e as operadoras de turismo no sentido de tentar divulgar ao máximo possível Portugal no Brasil e o Brasil em Portugal. De modo que logo que a pandemia permitir sejam retomadas, digamos, todas essas avalanches de turistas portugueses no Brasil e brasileiros em Portugal, para isso é extremamente importante a retomada das viagens da TAP, nos voos diretos que a companhia tinha para o Brasil”, destaca.

Entre as vantagens e benefícios para a entidade e todos os filiados da Câmara Brasil Portugal de Manaus é fazerem parte de uma rede de câmaras que é hoje a maior rede de negócios em língua portuguesa. “E através da Federação e através de todas as outras câmaras disseminadas tanto no Brasil como no mundo poderem atuar como seu verdadeiro papel dinamizador e catalisador de negócios”, frisa Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.

Ainda sobre o turismo, o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Amazonas, Joaquim Silva informa que está preparando uma visita a Portugal de várias entidades estaduais ligadas ao segmento para que possam extrair mais conhecimento, por meio de conversas com operadores de turismo e donos de cadeias de hotéis e de exemplos de sucesso como o da região portuguesa de Algarve, com grande concentração de hotéis e turismo intenso o ano todo.

Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Amazonas, Joaquim Silva – Foto: Divulgação

Para ele,  a chegada da Câmara Portuguesa de Comércio do Amazonas agrega à Federação o peso das oportunidades de negócios provenientes do Polo Industrial de Manaus, o maior de Zona Franca na América do Sul. “Para além do comércio, a Câmara busca conceder oportunidades dentro da indústria, tendo no Polo Industrial de Manaus uma possibilidade de gerar oportunidades quer para importação e exportação de produtos de informática, cadeia de suprimentos para indústria 2 rodas e aproximar o ecossistema de inovação e startups de ambos os lados”, explica Joaquim Silva.

Foto/Destaque: Divulgação

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar