Pesquisar
Close this search box.

Nova Acrópole promove palestra em comemoração à Semana da Arte em Manaus

Em comemoração à Semana da Arte, a organização Nova Acrópole promove palestra especial gratuita neste sábado (4), a partir das 19h, sob o tema “Tristão e Isolda – uma ópera sobre o amor”. O evento é presencial e acontece na sede da escola de filosofia localizada na rua Terezina, 375, Adrianópolis. 

A palestra é baseada na obra do compositor, ensaísta e diretor de teatro alemão Richard Wagner (1813-1883), que traz ensinamentos sobre o amor romântico que atravessa a eternidade: a história do cavaleiro Tristão e da rainha Isolda, que se apaixonam perdidamente um pelo outro após terem bebido acidentalmente uma poção mágica, traz questionamentos universais sobre traição, denúncia, castigo, perdão e amor.  

Desde 2013, a Semana da Arte seleciona um tema que reforce os objetivos da instituição de promoção do ideal de fraternidade, de fomento ao amor à sabedoria e de desenvolvimento do melhor do potencial humano. Nesse sentido, a arte pode ser uma ferramenta importante para ampliar o entendimento da vida e do mundo, aproximando-o do melhor de si mesmo. A finalidade é alcançar valores éticos, morais e permanentes que reforcem a dignidade humana.

Este ano, a “Semana da Arte” traz o tema “O Amor, a Alma da Arte”, que será trabalhado de 30 de maio a 4 de junho em todas as suas sedes no Brasil com programação gratuita aberta ao público. 

Para participar, é preciso fazer inscrição na página da instituição: https://www.acropole.org.br/manaus/.  

Sobre o Amor

O que chamamos hoje em dia de Amor? Qual era o conceito desta expressão em diferentes tempos e culturas? Platão, por exemplo, já alertava que quando esvaziamos as palavras inviabilizamos uma das mais sagradas das artes que é a transmissão de conhecimento. 

O filósofo grego, que viveu há aproximadamente 400 anos antes de Cristo, é um dos pensadores que deixou reflexões sobre o assunto em diferentes chaves. Assim como para muitos outros filósofos o Amor é um sentimento que não divide, apenas une, como um laço que liga toda a Humanidade e que tem na ética, na estética e na mística a sua expressão.

SERVIÇO

Palestra “Tristão e Isolda – uma ópera sobre o amor”

DATA: 4.6.22

HORÁRIO: 19h 

Inscrições gratuitas: https://www.acropole.org.br/manaus/ 

Mais informações: (92) 99451-0268

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar