Pesquisar
Close this search box.

NOTAS – Brasil & Mundo

Cerca de 800 mil trabalhadores já optaram pelo regime simplificado de aposentadorias da Previdência Social. Desse total, 300 mil são segurados que migraram da regra geral para a nova, enquanto 500 mil são novos contribuintes.
Em vigor desde abril, o regime simplificado foi o caminho encontrado pelo governo para aumentar a cobertura previdenciária entre os contribuintes individuais, como os autônomos. Pela regra geral, a contribuição é de 20% sobre a renda. No novo sistema, é de 11% sobre um salário mínimo (R$ 41,80). Isso garantirá, no futuro, um benefício de aposentadoria por idade equivalente ao piso salarial (hoje, R$ 380).
O presidente do INSS, Marco Antonio Oliveira, disse que o governo não definiu metas para o regime simplificado. Segundo o ministro Luiz Marinho (Previdência), ainda há espaço para elevar o número de segurados cobertos pelo novo sistema.
Desemprego em SP tem menor taxa para agosto desde 96
O desemprego na região metropolitana de São Paulo ficou estável em 15% em agosto, menor patamar para o mês desde 1996 (15,5%), segundo pesquisa da Fundação Seade e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Já a taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país -Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo- teve ligeira queda em 15,6% agosto, ante taxa de 15,7% julho, segundo os mesmos dados da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego).
No mês passado, o contingente de desempregados nas seis regiões foi estimado em 3,027 milhões de pessoas, 16 mil a menos que em julho. As ocupações geradas (60 mil) foram em quantidade suficiente para absorver a entrada de pessoas no mercado de trabalho (44 mil). Já o número de ocupados nas seis regiões foi calculado em 16,339 milhões de pessoas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar