Pesquisar
Close this search box.

Nossos exageros e carências

Retrocessos e avanços fazem parte do caminho para a busca do sucesso individual, profissional e organizacional. Não podemos viver na ilusão que somente de sucessos chegamos e atingimos nossos objetivos. As metas são os controles necessários para buscarmos atingir o alvo. A preocupação maior é que a busca exagerada pode criar descontrole emocional e por em risco a razão necessária para o melhor equilíbrio dentro de um processo podendo criar um retrocesso extremamente prejudicial responsável pela existência de desvantagens desnecessárias para nova evolução como pessoa e profissional. As carências existências são várias, mas, a mais preocupante é a do descaso existente para com o ser humano. Vivemos momentos históricos voltados para uma busca desenfreada de rentabilidade organizacional que acaba interferindo diretamente na vida das pessoas e dos profissionais.
É necessário que descruzemos os braços e arregacemos as mangas para iniciar um trabalho árduo de conscientização dentro de todos os processos existentes iniciando pela melhoria na gestão de pessoas e processos. Um não vive sem o outro. Caso haja harmonia nos atos praticados teremos um número maior de sucesso. O controle é a palavra e a meta chave para atingirmos o planejado. A razão e a emoção estarão sempre atuando sobre o ser humano e cabe a cada um observar o que pode ser feito para melhorar as organizações e criar formas mais humanas de gerenciamento nunca esquecendo a busca incessante do equilíbrio, da paz e da rentabilidade.
A busca exagerada da excelência nos leva a um abismo real. Não temos mais o mesmo tempo que tínhamos para sonhar e elaborar nossa visão. Assim, vivemos a ilusão de que tudo deve ser muito real e nada imaginário. Estamos esquecendo do lado humano, isto, em troca de metas e objetivos difíceis de serem atingidos. A busca continua e incessante chega a ser insensata em alguns momentos. Esquecemos de buscar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal criando situações de desgastes emocionais ocasionando o descontrole proporcional ao tamanho do afastamento do mundo real. Na verdade ocorre, muitas vezes, que nós estamos criando um mundo não real para as nossas limitações. Criamos um mundo que deve parecer como normal em tudo o que ocorre chegando a ponto de querermos decidir e mesmo impor situações para profissionais que afetam diretamente uma estrutura pessoal.
Certamente, muito podemos realizar para evitarmos exageros e carências, todavia, precisamos começar pela conscientização de analisarmos de modo critico decisões tomadas por nós e pelos outros e buscar participação de modo ativo na história que estamos vivendo. Precisamos ser atores ativos de nossa realidade e acima de tudo precisamos criá-las com muita vontade, fé e domínio cientifico. Devemos lembrar e buscar sempre uma administração voltada para as pessoas e em seguida para os processos, pois assim teremos sucesso como resultado final. Quando iniciamos pelo contrário tudo se torna mais difícil e de pior controle em todos os sentidos, o desequilíbrio e o retrocesso, neste caso, passam a ser uma realidade próxima. As dificuldades normais sempre existirão, porém o fato é que precisamos substituir urgentemente o excesso de exagero pela ponderação, o descaso pela preocupação e assim reduzirmos consideravelmente nossa sensação de carência.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar