Pesquisar
Close this search box.

Norte registra maior aumento no nível de emprego na construção civil do país

A região Norte fechou 2007 com o maior aumento proporcional no nível de emprego da construção civil do país. Segundo levantamento do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV Projetos, com base nos dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a região registrou alta de 21,2% na contratação de trabalhadores do setor, número acima da média nacional.
Com esse desempenho, o Norte encerrou o ano com estoque de 87,6 mil contratados formais na construção civil. Nem mesmo a variação negativa de 4,8% em dezembro, em relação a novembro, foi capaz de prejudicar o bom resultado garantido pelos desempenhos dos Estados de Tocantins (+61,7%), Roraima (+41,3%) e Amazonas (+33,7%), apontados como principais destaques na região.
No resto do país, o nível de emprego da indústria da construção civil registrou alta recorde de 13,3% em 2007, a maior desde 1995, quando o estudo começou a ser calculado pelo SindusCon-SP.

Variação
negativa

Apesar de praticamente todos os Estados terem apresentado variação negativa em dezembro, devido a sazonalidade do setor –a maioria das obras são concluídas em dezembro e também é o início do período de chuvas, o que diminui o ritmo de contratações –o bom desempenho ao longo do ano foi suficiente para a construção civil liderar os índices de geração de empregos dentre todos os setores da economia brasileira. No mês, o nível de emprego caiu 1,5% no setor, comparado a novembro.

Resultado
positivo

No entanto, no fechamento de 2007, o resultado é totalmente positivo. Em números absolutos, em todo o Brasil, foram criados 206,6 mil empregos formais, formando um estoque de 1,7 milhão de trabalhadores na indústria da construção civil. A maior parte da mão-de-obra empregada no país continua no Estado de São Paulo, que detém 507,1 mil dos contratados.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar