4 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Norte lidera expectativa de consumo no varejo

https://www.jcam.com.br/FOTO_10062014 A6.jpg
Pesquisa da CNC mostra que a Região tem maior previsão de compra de produtos relacionados ao evento

Conforme pesquisa divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o Norte do país é a região onde os habitantes pretendem gastar mais durante a realização da principal competição do futebol mundial, a Copa do Mundo realizada no Brasil a partir desta quinta-feira (12).
Para o economista da CNC, Fábio Bentes, um dos indicativos para este resultado é um fenômeno de renda na região. “O norte é a região que, de longe, vem apresentando maiores aumentos de renda. Portanto, o consumidor tem melhores condições de alterar o hábito financeiro”, declarou Bentes. Segundo ele, a renda dos trabalhadores com carteira de trabalho assinada na região Norte tem evoluído mais favoravelmente do que a média nacional. Enquanto no Brasil o aumento do salário médio real do mercado de trabalho formal é 1,8%, na região Norte é de 5,3% e no Estado do Amazonas de 8,6%.
A região Norte tem previsão de aumentar o gasto com o consumo de alimentos durante a Copa em 37% e a aquisição de novos televisores, quase uma tradição realizada de quatro em quatro anos, deve crescer 31,2%. Por outro lado, uma parcela de apenas 12,9% pretende adquirir itens de vestuário durante o evento.
O presidente da CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), Ralph Assayag, aposta que o comércio da cidade terá um aumento nas vendas. “É possível que no mês de julho as vendas subam se a Seleção Brasileira for até a final, já que a população vibrando, aumentará o consumo de alimentação e de produtos de decoração”, relata Assayag. Para o presidente, a queda de consumo que acontece normalmente nesse mês não haverá: “esse crescimento pode atingir mais de 2%”, comemora.
Outro dado importante é que o Norte será a região que mais gastará na compra de ingressos para assistir as partidas do mundial: 8,6% dos entrevistados pretendem acompanhar os jogos diretamente dos estádios. Também há a previsão de gastos em pontos turísticos (12,5%) e atividades culturais (12,1%).
Comparada às demais regiões do Brasil, os moradores do Norte serão os que mais assistirão a Copa longe de casa. Dos entrevistados, 41,4% pretendem viajar durante o evento, sendo 11,2% de ônibus, 13,7% em veículos automotores próprios e 10,4% utilizarão o transporte aéreo. Para hospedagem, 27,5% ficarão na casa de familiares, enquanto 7% em hotéis e 5,4% em pousadas.
O estudo foi feito com aproximadamente 18 mil brasileiros de todas as capitais e respectivas regiões metropolitanas do país, durante o mês de maio de 2014. O objetivo da pesquisa foi identificar a intenção de gastos dos consumidores brasileiros em decorrência do torneio esportivo realizado nesta edição no país.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email