22 de janeiro de 2022

Nokia lança aparelho 5800 e quer revolucionar indústria fonográfica

A Nokia, empresa líder mundial na fabricação de telefones celulares, apresentou ontem, durante coletiva de imprensa na unidade fabril de Manaus, o novo aparelho que promete revolucionar o comércio de músicas no Brasil

A Nokia, empresa líder mundial na fabricação de telefones celulares, apresentou ontem, durante coletiva de imprensa na unidade fabril de Manaus, o novo aparelho que promete revolucionar o comércio de músicas no Brasil. Trata-se do Nokia 5800 Comes With Music. O nome é grande e em inglês, mas o conceito de usabilidade do celular e das mudanças que trarão à indústria da música pretendem ser inovadoras.
De acordo com o presidente da Nokia do Brasil, Almir Narcizo, o modelo 5800 pretende inovar no mercado musical. “O cliente que comprar o celular ganhará uma senha para fazer downloads de músicas durante um ano no site da Nokia. São 3,6 milhões de arquivos disponíveis, e quem paga os direitos autorais é a Nokia”, explicou.
A empresa fechou acordos com toda a cadeia geradora de conteúdo digital, desde o compositor, passando pelo cantor, editora até a fábrica que produz a mídia que executará o arquivo. A partir deste acordo, foi possível disponibilizar o download gratuito dos arquivos. “Nós precisamos mudar a consciência dos consumidores de música e estimulá-los a comprar produtos legais, desistindo do download pirata”, disse Narcizo.
Junto com o aparelho o cliente compra o software para baixar as músicas e a senha (pin code), que permitirá o download gratuito. No do Comes With Music, a série de celulares que partilha do conceito de compra legal de arquivos musicais, o cliente terá acesso a mais de 3,6 milhões de músicas.
Durante um ano, o pin code será utilizado para aquisição gratuita dos arquivos individuais ou álbuns completos. Expirado este prazo, será necessário comprar outro aparelho da linha Comes With Music e utilizar o novo Pin Code, também com prazo de 12 meses de validade.

Celular tem memória de 8Gb e touch screen

Para aqueles que não sentirem a necessidade de comprar outro celular depois de um ano de uso, há a possibilidade de comprar o arquivo desejado. O processo de compra é o mesmo para o download gratuito, exceto pelo uso do cartão de crédito para pagar pela compra.
Os principais atrativos do Nokia 5800 Comes With Music são a memória de 8 GB, a tela touch screen, a câmera fotográfica e filmadora de 3.2 megapixels e o acesso à internet por meio de conexão 3G e Wi-Fi.

Maior produtor

O faturamento anual da unidade manauense da Nokia em 2008 foi de 1,9 bilhão de euros, com crescimento de 51% em relação ao ano anterior, segundo o diretor da fábrica Mauro Correia. Pelo sétimo ano consecutivo a empresa foi a maior exportadora do PIM (Polo Industrial de Manaus), com 440 milhões de dólares.
Os celulares produzidos no PIM abastecem o mercado brasileiro e internacional. O modelo já é fabricado por outros países, desde novembro de 2008, atingindo a marca de 3 milhões de unidades vendidas. Em Manaus o produto está à venda ao custo inicial de R$ 1.699 livre de plano (telefone pré-pago). A operadora de telefonia móvel Tim comercializa o celular a partir de R$ 199, no plano de 1.500 minutos mensais.
Dados da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) apontam que o setor de celular do polo industrial registrou produção de 2.934.471 unidades no primeiro trimestre deste ano. O valor anotado no mesmo período do ano passado foi 46,83% maior, com 5.519.150 de celulares concluídos.
A indústria de telefonia móvel do PIM é composta por cinco empresas que emitem celulares finalizados: Nokia, Semp Toshiba, Evadin, Jabil e Visun, tendo na Nokia o principal produtor. Juntas elas tiveram faturamento de 200.608.279 bilhões de dólares, considerando os meses de janeiro, fevereiro e março.
A fábrica de Manaus, com 1.500 funcionários, é a única no Brasil a produzir o novo modelo no continente americano. O investimento para a adequação da fábrica para a produção do novo celular não foi divulgado, mas até o fim do ano será lançado um novo modelo com quase os mesmos atrativos do celular lançado ontem a custos mais populares.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email