Pesquisar
Close this search box.

Nokia e Braga se juntam para pressionar SP

A Nokia vai construir junto com os governos estadual e federal um novo PPB (Processo Produtivo Básico) para novas tecnologias de celulares, pressionará o governo paulista pelo fim da taxação diferenciada dos produtos da ZFM (Zona Franca de Manaus) e vai se integrar à Fundação Amazonas Sustentável, por meio de seus projetos educacionais.
Esses três compromissos foram firmados ontem pelo vice-presidente executivo do Conselho da Nokia Global, Tero Ojanperã, com o governador Eduardo Braga, em seu último compromisso da viagem internacional que empreendeu nos últimos dias.
A reunião, que contou com a participação do secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Ivan Ramalho, foi realizada ainda dentro das programação do Fórum Econômico Mundial.
O diretor sênior jurídico e de Relações Governamentais para a América Latina da Nokia, Jose Martinez, vai se encontrar em maio com Braga e Ramalho, em Brasília, para discutir o novo PPB e anunciar que a empresa vai aderir à tecnologia brasileira da TV digital quando os celulares oferecerem este serviço no país.
Ojanperã ficou ainda de contactar o governo finlandês para que este pressione o governador José Serra, de São Paulo, para acabar com a taxação diferenciada dos produtos da ZFM, o que afeta diretamente a empresa, que tem sede na Finlândia. O argumento será o mesmo que Braga usou na conversa com ele: o Pólo Industrial de Manaus está ajudando o Brasil a preservar a Amazônia.
O executivo finlandês conheceu os projetos do Estado na área ambiental, entre eles a Fundação Amazonas Sustentável, e concordou em ajudar inicialmente com projetos educacionais nas reservas de desenvolvimento sustentável na região.
Ele informou ao governador que a Nokia do Brasil é a terceira em faturamento do mundo e continua crescendo, com boas perspectivas, ao contrário da filial chinesa, por exemplo, que diminuiu o ritmo. “Agradecemos pelo apoio do governo e queremos investir mais”, disse ele.
Para que isso aconteça, é fundamental um novo PPB, que agregue novas tecnologias. E será construído um acordo envolvendo a empresa e as duas esferas do governo. “A Nokia é importantíssima para nós. Temos que ajudá-la a solucionar seus problemas e continuar gerando emprego em Manaus”, disse Braga.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar