Pesquisar
Close this search box.

Nokia defende estratégias frente a críticas

Risto Siilasmaa, designado novo presidente do conselho da Nokia, defendeu a estratégia de recuperação da empresa, antes de uma reunião com investidores que estão perdendo a paciência com os esforços da companhia para recuperar seu atraso no mercado de smartphones.
A Nokia foi derrotada pela Apple e pelo Google na primeira batalha dos celulares inteligentes e agora está depositando suas esperanças de recuperação na nova linha Lumia, que utiliza o sistema operacional da Microsoft.
“Estou confiante de que a Nokia conta com a equipe certa, a estratégia certa e, agora cada vez mais, com os produtos certos no mercado, para que possamos nos sair bem desse período de transição”, disse Siilasmaa a jornalistas a caminho da reunião.
As vendas da nova linha de celulares inteligentes da Nokia vêm sendo lentas até o momento, e ainda não compensam a forte queda nas vendas dos produtos anteriores. A companhia também perdeu liderança como maior fabricante mundial de celulares para a Samsung Electronics, no trimestre passado.
Os investidores viram queda de 90% em suas participações na Nokia, nos últimos cinco anos -e dois terços da queda aconteceram depois que o novo presidente-executivo, Stephen Elop, anunciou a substituição do sistema operacional dos celulares inteligentes da empresa pelo Windows, em fevereiro de 2011.
“A situação da Nokia e da Nokia Siemens Network é quase catastrófica”, disse o acionista Pekka Jaakkola, na reunião em Helsinque. “A Nokia está lutando contra o tempo”.
Jorma Olilla, o predecessor de Siilasmaa, também prometeu uma linha de novos produtos, em entrevista publicada na quinta-feira, em meio a crescente dúvidas sobre a adequação dos produtos da empresa como concorrentes de rivais como a Apple.
No passado visto como herói nacional por ter comandado a transformação da Nokia de conglomerado fabricante de produtos domésticos a maior produtora mundial de celulares, em 1998, Olilla vem sendo criticado nos últimos anos por ter negligenciado o surgimento dos celulares inteligentes.
As agências de classificação de crédito Fitch e Standard & Poor’s recentemente rebaixaram a classificação de crédito da Nokia a “junk”, dadas as perspectivas desfavoráveis do grupo.
Olilla, que deixará seu posto depois da reunião, concluindo 27 anos de serviços à empresa, reconheceu que a Nokia reagiu devagar demais à revolução dos celulares inteligentes, mas disse que a combinação de novos produtos e serviços da empresa ajudaria.
A Nokia deve revelar seu primeiro tablet este ano, quando o sistema operacional Windows 8, da Microsoft, for lançado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar